Seminário debate humanização de atendimento hospitalar
Em parceria com a Câmara de Campinas, a Associação Hospitalhaços realiza na próxima quinta-feira (29/07), a partir das 19h, o I Seminário Municipal de Humanização Hospitalar. Para o encontro, está confirmada a participação de representantes de hospitais de Campinas, Sumaré, Paulínia e Hortolândia. O objetivo é discutir as diversas práticas de humanização que podem ser implantadas de maneira universalizada em todas as unidades de saúde.
“O encontro servirá para a troca de experiências e também discutir políticas para o setor. Cada hospital trará suas vantagens e as dificuldades da implantação dos programas. Será a oportunidade para que cada hospital se interesse e amplie a oferta desse tipo de serviço em suas unidades”, disse o coordenador da Hospitalhaços, Mario Eduardo Paes.
O atendimento humanizado em hospitais é praticado em Campinas há pelo menos 11 anos por meio de diversas atividades. Os mais conhecidos são hospitalhaços – grupos de palhaços que visitam os pacientes -, cãoterapia, brinquedoteca, contadores de histórias, entre outros.
A proposta é tornar o atendimento integral ao paciente – que em alguns casos se estende também aos familiares – em uma prática a ser adotada em todos os hospitais de Campinas. O trabalho de humanização agora é extensivo a médicos, enfermeiros e funcionários dos hospitais.
“A ideia é tornar o ambiente hospitalar mais leve tanto para os funcionários quanto para os pacientes. No caso das crianças fazê-las aceitar com mais facilidade a medicação. Antes da criação do programa de humanização, os pacientes eram tratados pelas doenças que tinham. Era o rapaz da faringite, a menina com bronquite e assim por diante. Agora os pacientes são: o Pedro, Maria e Artur”, exemplificou Paes.
Texto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas
Fotos: A.C.Oliveira/CMC
