Ir para o conteúdo.Ir para a navegação

Portal da Transparência
A+
A-
Acessibilidade
Acessibilidade
Navigation
  • 2010
  • Plenário derruba parecer contrário a projeto autorizativo

Plenário derruba parecer contrário a projeto autorizativo

Plenário derruba parecer contrário a projeto autorizativo

Dário Saadi (esq.) em plenário

Por 24 votos contra 4 a Câmara derrubou, nesta quarta-feira (10/11), o parecer contrário da Comissão de Constituição e Legalidade (Constileg) ao Projeto de Lei do vereador Dário Saadi (DEM) que “Autoriza o Executivo Municipal de Campinas a celebrar convênio com a Fiocruz – Fundação Oswaldo Cruz”.

O convênio tem o objetivo de aprimorar e ampliar o Programa Municipal de Fitoterapia, bem como desenvolver o treinamento dos profissionais da área de saúde e demais áreas afins em fitoterapia.

Desde 1990, a Secretaria de Saúde vem adotando essa prática de medicina a base de plantas medicinais e aromáticas. Atualmente a cidade possui a Botica da Família, farmácia pública de manipulação desses medicamentos, que são encaminhados para os Postos de Saúde e Hospital Municipal Dr. Mário Gatti.

No local são manipuladas, em média, 7 mil fórmulas por mês para atender 74 unidades de saúde. Essas formulações beneficiam mais de 10 mil pessoas como opção terapêutica no Sistema Único de Saúde (SUS) de Campinas.

O autor da matéria defendeu o projeto alegando que é de atribuição do Legislativo autorizar esse tipo de convênio. “Eu entendo que há um certo equívoco da comissão, pois se a Câmara não autorizar esse tipo de projeto o Executivo não pode fazer um convênio com um órgão federal, como a Fiocruz”, analisou.

O membro da Constileg, vereador Artur Orsi (PSDB), disse que não esse é mais um projeto que apresenta inconstitucionalidade por ser autorizativo, além de que todos os convênios trazem um custo para sua efetivação e a matéria não traz de onde sairão os recursos para tal. “ A comissão entendeu que este é mais um projeto autorizativo que poderá receber o veto do Executivo trazendo ônus para o Legislativo”, comentou.

Saadi afirmou que não haverá custos aos cofres públicos. “Esse convênio trata da troca de experiências para a implementação de fitoterapia no município e não tem gasto”, garantiu.

Com a derrubada do parecer contrário, a matéria segue a tramitação normal para ser colocada na pauta de votação.


Texto e foto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas




Publicada em 10/11/2010 20h50