Sancionado programa de recuperação de equipamentos culturais
O Executivo sancionou nesta sexta-feira (16/04), duas matérias aprovadas recentemente na Câmara de Vereadores – uma de autoria do vereador Antônio Flôres e outro da vereadora Leonice da Paz – ambos do PDT.
A proposta de autoria de Flôres criou um programa que tem por objetivo garantir recursos necessários à recuperação e manutenção de teatros, salas de cultura, planetário municipal, monumentos, museus, bibliotecas, praças de esportes e ginásios poliesportivos com dotação exclusiva no orçamento. A nova lei permite a celebração de parcerias e convênios entre os governos Estadual e Federal, além de entidades financeiras para garantir os recursos para as obras.
Para que as parcerias sejam viáveis, as entidades poderão veicular publicidade e propaganda nos espaços, ou ter participação na renda da bilheteria. Os projetos de recuperação ou manutenção deverão ser oferecidos pelo Executivo às empresas privadas e os recursos provenientes de governos Estadual ou Federal, deverão ser recebidos em rubrica de dotação específica.
A prefeitura deve ainda elencar as obras de modo a priorizar a liberação de recursos àqueles cujo conjunto de intervenções seja mais urgente.
PICHAÇÃO
- Já o projeto de autoria de Leonice da Paz (abaixo) institui em Campinas
a Semana da Campanha Continuada Antipichação. A proposta prevê que
a Campanha seja realizada anualmente na primeira semana do ano letivo
nas escolas do ensino municipal.
A nova lei tem como o objetivo preservar o patrimônio histórico (público ou privado), por meio de ações preventivas, de conscientização e estímulo à preservação ambiental.
A Semana deverá ter palestras educativas, oficinas culturais, passeios e excursões, distribuição de cartilhas, eventos musicais, concertos e shows. Entre os eventos culturais, a Semana deverá promover encontro de grafiteiros, pinturas de murais e concursos de danças de rua. A pichação é crime ambiental e punível com pena de detenção de três meses a um ano, mais pagamento de multa. A pena dobra quando se tratar de monumento tombado.
Texto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal
Foto: A.C. Oliveira
