Ir para o conteúdo.Ir para a navegação

Portal da Transparência
A+
A-
Acessibilidade
Acessibilidade
Navigation
  • 2011
  • Regras sobre eleição serão definidas pela Câmara

Regras sobre eleição serão definidas pela Câmara

26/12/11
Regras sobre eleição serão definidas pela Câmara

Thiago Ferrari (c): regras para eleição

Num de seus primeiros atos como presidente da Câmara, o vereador Thiago Ferrari (PTB) reservou parte da tarde desta segunda-feira (26/12) para uma conversa com o juiz da 33ª Zona Eleitoral, Nelson Bernardes. O objetivo da conversa foi o de definir os parâmetros a serem usados na eleição que deve ocorrer em Campinas no primeiro trimestre do ano que vem.

O juiz explicou ao presidente que a eleição para ocupar a vaga aberta com a cassação de Demétrio Vilagra (PT) será indireta – os 33 vereadores farão a escolha – e o Legislativo é quem deve conduzir o processo.

De acordo com o presidente, o detalhamento das regras deve ser feito pela Procuradoria Jurídica da Câmara, que começa a partir de agora a trabalhar no assunto.

“Vamos elaborar essas regras com todo o cuidado. Os procuradores vão trabalhar para compor uma peça que atenda integralmente os limites impostos pela legislação, sem atropelos ou afobação. Temos de assegurar que o processo seja democrático e plenamente transparente”, assegurou Thiago Ferrari.

Não há uma data para a conclusão de trabalho dos procuradores, mas a justiça eleitoral alertou que a eleição deve ser realizada 90 dias a contar da data da última vacância. Isso significa que o prazo começa a contar a partir desta segunda-feira, quando a cassação de Vilagra foi publicada no Diário Oficial. Também nesta segunda, o então presidente da Câmara, Pedro Serafim assumiu temporariamente o cargo de prefeito.

As eleições foram marcadas em Campinas em razão da chamada “dupla vacância do cargo” - prefeito e o vice deixaram o posto. A legislação prevê que se a vacância ocorre até o terceiro ano do mandato, terá de ser realizada uma nova eleição.

Se o impedimento de Demétrio tivesse ocorrido em janeiro de 2012, por exemplo, Serafim assumiria a vaga sem a necessidade de uma nova eleição.

O prefeito Hélio de Oliveira Santos (PDT), teve o mandato cassado em agosto e o vice, Demétrio, sofreu impeachment agora em dezembro.


Texto e Foto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas

Publicada em 26/12/2011 17h37