Ir para o conteúdo.Ir para a navegação

Portal da Transparência
A+
A-
Acessibilidade
Acessibilidade
Navigation
  • 2012
  • Paciente será informado sobre análise do aparelho medidor de pressão

Paciente será informado sobre análise do aparelho medidor de pressão

Paciente será informado sobre análise do aparelho medidor de pressão

Vereador Tadeu Marcos (PTB)


Nesta sexta-feira (19/10) foi publicada no Diário Oficial do Município a Lei, de autoria do vereador Tadeu Marcos (PTB) que obriga os hospitais, clínicas médicas e similares, públicas ou particulares,

que utilizam o medidor de pressão não invasivo, a manter afixados em local visível o laudo de análise técnica do aparelho esfigmomanômetro, realizado pelo IPEM anualmente.

Esse cartaz deverá ter os seguintes dizeres: “SENHOR PACIENTE: ANTES DE FAZER A UTILIZAÇÃO DO MEDIDOR DE PRESSÃO, CERTIFIQUE-SE COM O RESPONSÁVEL PELO APARELHO SE O MEDIDOR FOI DEVIDAMENTE VERIFICADO ANUALMENTE PELO IPEM, CONFORME PORTARIA DO INMETRO 96/2008 OU 153/2005. LEMBRE-SE, TODO MEDIDOR DE PRESSÃO DEVERÁ SER VERIFICADO ANUALMENTE.”.

O autor argumenta que a matéria vai garantir a informação bem como a qualidade e precisão dos medidores de pressão. “Visamos assim a transparência no atendimento clínico ao paciente, passando-lhe mais segurança e tranquilidade, dando-lhe a certeza de um resultado final preciso”, justifica.

As dimensões das placas serão definidas em regulamentação. No caso de descumprimento da Lei, o estabelecimento poderá ser advertido, receber multa de 500 UFIC's na 1ª infração, valor que dobra em caso de reincidência, e ter as atividades suspensas até a regularização da situação.

Publicada em 19/10/2012 17h17