Ir para o conteúdo.Ir para a navegação

Portal da Transparência
A+
A-
Acessibilidade
Acessibilidade
Navigation
  • 2013
  • Campinas precisa ampliar captação de água em 50%, diz gerente da Sanasa

Campinas precisa ampliar captação de água em 50%, diz gerente da Sanasa

22/03/13
Campinas precisa ampliar captação de água em 50%, diz gerente da Sanasa

Seminário sobre Água na Câmara

A gerente de integração e Desenvolvimento Tecnológico da Sanasa, Adriana Angélica Rosa Vahteric Isenburg disse nesta sexta-feira (22/03) durante seminário “O Futuro da Água em Campinas”, realizado na Câmara Municipal, que a cidade necessita de um aumento de 50% no volume de água oferecido hoje pelo Sistema Cantareira. No seminário – organizado pela Comissão de Meio Ambiente da Câmara – ela disse que Campinas é preciso saltar dos atuais 4 m3/s para 6m3/s.

Segundo a gerente, a situação crítica tanto da Bacia do Alto Tietê (Região Metropolitana de São Paulo), quanto do PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí) “demandam novas alternativas de abastecimento”, disse. “Para viabilizar o abastecimento de Campinas, propõe-se a construção de um adutora com cerca de 20 Km a partir da Represa de Pedreira, até a captação existente no Rio Atibaia”. De acordo com ela, “esta solução permitirá uma folga para a Bacia do Atibaia, hoje muito crítica para abastecer os demais municípios”, afirmou.

A gerente avalia que para a Bacia do PCJ, o esperado seja um aumento para 12m3/s, a partir da renovação da outorga, que vai acontecer no ano que vem. Atualmente, 5m3/s são enviados para a região e 31m3/s para a Grande São Paulo.

O assessor do gabinete da Secretaria de Estado e Recursos Hídricos, Rui Assis Brasil evitou falar em índices. “Não é hora de falar em números. Nós temos de olhar o problema do ponto de vista da Federação e do ponto de vista do Estado. O importante é garantir o abastecimento de todas as regiões”, afirmou. “Antecipar a discussão até é possível, mas precisamos ver se há alguma argumentação técnica para isso”, acrescentou.

O promotor do grupo de Atuação Especial e Defesa do Meio Ambiente, Rodrigo Sanches Garcia disse que antes de se pensar em antecipar as discussões, é preciso ver se a Sabesp cumpriu as exigências feitas quando da renovação realizada em 2004.

SEMINÁRIO - Para lembrar o Dia Mundial da Água, comemorado nesta sexta-feira a Comissão da Câmara reuniu especialistas de diversas áreas, desde o início da manhã. O objetivo era discutir a disponibilidade de água na região de Campinas para os próximos anos. Também estiveram presentes ao encontro, a promotora Sandra Akemi Shimada Kishi e o secretário-executivo dos Comitês PCJ, Luiz Roberto Moretti.

A parte da manhã foi reservada para discussões em torno da relação do consumo e produção de água e a cobertura vegetal, em especial nos grandes conglomerados urbanos.

O engenheiro florestal José Hamilton de Aguirre Júnior discutiu a importância da arborização urbana e a sua ligação com a água. Na sequencia, o professor da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz) Demóstenes Ferreira da Silva Filho debateu a ausência da arborização urbana no conforto das pessoas e no consumo de água, analisando como a água e as árvores influenciam na qualidade de vida da população.

Já a analista ambiental Márcia Rodrigues discutiu amplamente o tema fauna e água. Ao final, houve um debate com os presentes na plateia, inclusive com a participação de estudantes que acompanharam os debates.

O presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, vereador Luis Carlos Rossini (PV), comemorou o resultado do seminário. “O saldo foi altamente positivo. Os palestrantes trouxeram contribuições riquíssimas e que poderão subsidiar ações dos governos”, disse. “Além disso, nos deu indicativos de uma série de ações que a própria Comissão poderá encaminhar, como o aprimoramento da legislação sobre arborização, ou a que trata de políticas de compensação”, afirmou.

A mesa que abriu os trabalhos do seminário contou com as presenças do presidente da Câmara, Campos Filho (DEM); do presidente da Sanasa, Arly de Lara Romêo; do representante da Secretaria de Estado de Recursos Hídricos, Jair Lopes, e do representante do Fórum das Américas, Rodrigo Hajjar.



Texto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal e do gabinete do vereador Luis Carlos Rossini

Foto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas


Publicada em 22/03/2013 18h53