Debate resgata memória de líder da insurreição escrava de 1832
O debate contará com a presença do historiador Ricardo Figueiredo Pirola, autor do livro “Senzala Insurgente” (Editora da Unicamp, 2005), que apresentará ao público a história do escravo Diogo Rebolo, que viveu em Campinas nas primeiras décadas do século 19 e liderou um dos maiores planos de insurreição de escravos da história do Brasil, em 1832. Caso o plano de libertação não houvesse sido descoberto pelos senhores de engenho, “a história de Campinas teria sido outra”, afirma o autor.
A
insurreição sufocada de 1832 mobilizou centenas de cativos de nada
menos que 15 engenhos de açúcar da Vila de São Carlos (hoje
Campinas) e teve em Diogo Rebolo sua grande liderança. No debate,
Pirola irá reconstruir a trajetória de vida do escravo – da
captura na África à chegada em Campinas e o envolvimento com a luta
por liberdade –, além de analisar a trama dos revoltosos dentro do
contexto histórico da época.
“A família constituía o centro da organização política do grupo: os laços de parentesco estabelecidos, bem como a preservação do legado cultural africano na rotina das senzalas, deram coesão e sustentação ao movimento subversivo”, explica o historiador.
“Resgatar a memória de personagens como Diogo Rebolo é importante porque ajuda a reconstruir também a história dos negros, em grande parte esquecida ou menosprezada. Pelos ideais de liberdade que defendeu até o fim, Rebolo deve ser alçado à condição de herói campineiro”, diz Marcelo Reis, coordenador da UNEGRO.
Serviço
Debate público: “Diogo Rebolo e a Senzala Insurgente – Revolução Negra em Campinas”, com o historiador Ricardo Figueiredo Pirola
Dia 12 de novembro, às 19h
Câmara Municipal de Campinas (Av. Eng. Roberto Mange, 66, Ponte Preta)
Entrada franca
Texto: Assessoria de Imprensa do vereador Gustavo Petta
Foto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas
