Médico Sanitarista será ouvido na CPI das Antenas
O médico sanitarista de Campinas, Carlos Eduardo Cantúsio Abrahão, que chefiou a Vigilância Sanitária do Município e é especialista em aferição de emissão de radiações, será ouvido nesta quarta-feira, (27/11), na CPI das Antenas, no plenário da Câmara, às 14 horas. Ele deverá ser indagado e explanar sobre possíveis efeitos danosos à saúde causados pelas antenas de celular e sobre o processo de emissão de laudo sanitário, uma das exigências para a instalação dos equipamentos em Campinas.
Para o presidente da CPI, vereador Artur Orsi, as informações prestadas pelo sanitarista Carlos Eduardo Abraho serão importantes não só do ponto de vista da saúde, mas também quanto ao detalhamento da tramitação dos processos para a instalação das antenas em Campinas.
Abrahão é médico há mais de 30 anos; em 1998, especializou-se em gestão ambiental pela USP, nas Faculdades de Saúde Pública e Arquitetura e Urbanismo. Na Prefeitura de Campinas, comandou a Vigilância em Saúde e Ambiente, entre 1989 e 2005, justamente o período em que entrou em vigor a Lei Municipal 11.024, de 09 de novembro de 2001, que estabeleceu, entre outras exigências para a instalação de antenas de celular, a obrigatoriedade de apresentação de laudo radiométrico (medição do nível de emissão radioativa) como condição para obtenção do Alvará Sanitário. Abrahão foi também presidente eleito do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Campinas, entre 2001 e 2003.
Texto: Assessoria de Imprensa do vereador Artur Orsi (PSDB)
Foto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas
