Parlamento Metropolitano ganha “linha direta” com o governador
“Queremos participar das reuniões do Parlamento porque muitas das demandas apresentadas ali dizem respeito diretamente ao governo estadual. Por conta disso, vamos disponibilizar técnicos para dirimir dúvidas, fazer esclarecimentos e trazer as propostas locais para que o governo possa atuar”, explicou o governador, no encontro que manteve com os presidentes das Câmaras de Campinas e Hortolândia, respectivamente, Campos Filho e Paulo Perreira Filho – ambos, vice-presidentes do Parlamento da RMC.
“Dependendo da situação, eu mesmo me disponho a conversar com os vereadores e participar das reuniões”, acrescentou o governador na audiência, que contou também com a presença do presidente da Associação dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp), Sebastião Miziara.
“É muito bom para o Parlamento e bom para a região de Campinas, que tenhamos um canal direto de comunicação com o governo do Estado. Isso vai agilizar os processos e poderemos dar respostas mais rápidas à população”, disse Campos Filho. “Essa disposição do governador, mostra a importância que o governo dispensa ao Parlamento que é, na verdade, o representante mais próximo do cidadão”, acrescentou Paulo Pereira.
No encontro, os presidentes levaram uma série de demandas a Alckmin. Uma delas foi a ampliação da extensão do trem metropolitano até Campinas. Hoje, o trem faz a última parada em Jundiaí. Campos Filho lembrou ao governador sobre a importância de o trem chegar a Campinas e dos benefícios que vai proporcionar às populações de municípios como Louveira, Vinhedo, Valinhos, além de Campinas. Campos pediu celeridade na conclusão do estudo técnico da ampliação, cujo tempo estimado é de 14 meses. “Solicitamos ao governador que empreenda esforços para reduzir esse tempo”, explicou.
Os vereadores pediram ainda a conclusão do projeto de extensão do Corredor Noroeste que pretende ligar Campinas a Santa Bárbara D'Oeste. O projeto prevê a construção de 32 quilômetros de corredores de ônibus, com 28 paradas, a partir de Hortolândia, passando pelas cidades de Sumaré, Nova Odessa, Americana e Santa Bárbara. De acordo com o planejamento original, a extensão deveria estar concluída em março de 2014, mas permanece à espera da licitação.
Os presidentes conversaram também sobre a segunda delegacia seccional em Campinas, a ser a ser instalada na Região do Campo Grande.
CPTM CAMPINAS – A próxima reunião do Parlamento Metropolitano está marcada para o dia 12 de agosto, quando o presidente do colegiado, vereador Lorival Messias, de Valinhos, deverá definir o lançamento da campanha CPTM Campinas – que pretende discutir justamente a possibilidade de extensão dos serviços da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) de Jundiaí até Campinas. O encontro vai discutir ainda a ampliação de propostas sobre o modal ferroviário de passageiros na região, com a presença de especialistas.
Texto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas
Foto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Hortolândia
