Ir para o conteúdo.Ir para a navegação

Portal da Transparência
A+
A-
Acessibilidade
Acessibilidade
Navigation
  • Dezembro
  • Escravidão Negra: termo de parceria entre Câmara e OAB permitirá acesso a acervo do Legislativo, que é uma das maiores fontes documentais do século XIX

Escravidão Negra: termo de parceria entre Câmara e OAB permitirá acesso a acervo do Legislativo, que é uma das maiores fontes documentais do século XIX

21/12/2015

A Câmara Municipal assinou um Termo de Parceria com a OAB Campinas, na última quarta, que permite que a Comissão Regional da Verdade tenha acesso aos registros históricos da Casa para a investigação sobre a escravidão no Brasil. “Esta parceria inédita vai possibilitar que a sociedade conheça a história do negro. É mais uma ferramenta do movimento negro para contar o nosso passado", afirma o vereador Carlão do PT.

O parlamentar presidiu a cerimônia, que fez parte da semana de comemoração pelos 218 anos de fundação do Legislativo. A Casa possui um dos maiores acervos documentais do século XIX. As atas das reuniões dos vereadores e outros papéis de relevância histórica servirão de base para responder a três perguntas: A escravização de negros no Brasil foi um crime? Se sim, quem cometeu esses crimes? Quais as formas de responsabilização e/ou reparação desses crimes?

Texto e foto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas

Publicada em 21/12/2015 21h10