Ir para o conteúdo.Ir para a navegação

Portal da Transparência
A+
A-
Acessibilidade
Acessibilidade
Navigation
  • Janeiro
  • Canário protocola moção de apelo a Dilma pedindo apuração exemplar da Máfia das Próteses

Canário protocola moção de apelo a Dilma pedindo apuração exemplar da Máfia das Próteses

19/01/2015
O vereador Jairson Canário, do Partido Solidariedade, protocolou na última sexta-feira (16 de janeiro), na Câmara Municipal de Campinas, uma Moção de Apelo à Presidente Dilma Rousseff pedindo rigor na apuração da “Máfia das Próteses”.

 A Moção apela à Presidente Dilma para que determine aos órgãos competentes a apuração exemplar nas condutas dos integrantes da “Máfia das Próteses”, seja pessoa física ou jurídica. O caso, que envolve uma série de absurdos cometidos por médicos e fabricantes de próteses, tem sido abordado amplamente pela mídia há duas semanas.

Trata-se de uma suposta negociação de comissões entre fabricantes de próteses e médicos para a indicação de determinados produtos, além de fraudes para obrigar, por medidas judiciais, o Estado a custear cirurgias desnecessárias, acarretando em enormes prejuízos aos recursos públicos e também aos usuários do SUS.

Os casos expostos pela mídia também dão conta de uma suposta utilização de materiais para expandir os vasos sanguíneos entupidos do coração e viabilizar a circulação (chamados de stent) que estariam vencidos ou sendo usados em quantidade acima do necessário, tudo para enriquecimento ilícito.

 “Segundo as últimas reportagens sobre a Máfia das Próteses, dos casos investigados, cerca de 22% dos implantes de stent são desnecessários. As pessoas estão correndo risco de vida, enquanto médicos enriquecem de forma ilícita. Esses abusos contra o cidadão e o governo devem ser punidos com energia e os culpados devidamente punidos”, registrou o vereador Jairson Canário.

O documento protocolado pelo vereador pede ainda que a Moção também seja encaminhada ao Ministro da Saúde, Arthur Chioro; ao Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo; ao Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowisk; e ao Presidente do Conselho Federal de Medicina, Carlos Vital Tavares Corrêa Lima.

Confira mais detalhes no Câmara em Notícia da TV Câmara: https://www.youtube.com/watch?v=543xe9Mc_AU

Texto: Assessoria de Imprensa do Vereador Jairson Canário (Partido Solidariedade)
Foto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas

Publicada em 19/01/2015 08h46