Ir para o conteúdo.Ir para a navegação

Portal da Transparência
A+
A-
Acessibilidade
Acessibilidade
Navigation
  • Novembro
  • Novembro Azul: em parceria com laboratório, Câmara e Elecamp irão disponibilizar exames gratuitos de PSA para até 100 participantes da palestra desta sexta (13) sobre câncer de próstata e qualidade de vida ao envelhecer

Novembro Azul: em parceria com laboratório, Câmara e Elecamp irão disponibilizar exames gratuitos de PSA para até 100 participantes da palestra desta sexta (13) sobre câncer de próstata e qualidade de vida ao envelhecer

11/11/2015

Empenhadas na campanha do Novembro Azul, contra o câncer de próstata, a Câmara Municipal e a Escola do Legislativo de Campinas (Elecamp) conseguiram disponibilizar uma centena de exames de Antígeno Prostático Específico (PSA) gratuitos. Eles serão distribuídos gratuitamente, por meio de senha, a homens maiores de 45 anos que comparecerem ao plenário para assistir, nesta sexta (13), à palestra “Não é somente novembro que deve ser azul! Desafio do Envelhecimento – Qualidade de Vida”, com o urologista Orestes Mazzariol Junior.

“Assim como fizemos no Outubro Rosa, quando promovemos palestra educativa sobre o câncer de mama e conseguimos mamografias gratuitas junto ao Hospital de Câncer de Barretos, conseguimos uma parceria com o Laboratório DMS Burnier para disponibilizar os exames de PSA, que são feitos por meio de coleta de sangue e ajudam a detectar o câncer e até outros problemas de próstata”, diz o vereador Rafa Zimbaldi (PP), presidente do Legislativo.

O PSA é uma substância produzida pelas células da glândula prostática e é encontrado no sêmen e no sangue (assim, por meio do exame de sangue, é possível medi-lo). A maioria dos homens saudáveis têm níveis menores de 4 ng/ml de sangue e a chance de um homem desenvolver câncer de próstata aumenta proporcionalmente com o aumento do nível do PSA. Geralmente quando o câncer de próstata está presente o nível do PSA está acima de 4 ng/ml.

Os cem primeiros homens maiores de 45 (pois a partir desta idade é que o exame é recomendado) que comparecerem à palestra, gratuita e aberta ao público, receberão senhas para fazerem os testes posteriormente . No evento, o especialista irá não só falar sobre o câncer como também sobre o envelhecimento e os cuidados necessários à saúde do homem que, diferentemente da mulher, em geral não tem o hábito de consultar o médico preventivamente.

 No dia da palestra – que também transmissão ao vivo pela TV Câmara (UHF 61.3 e canal 4 da NET, bem como no site oficial www.campinas.sp.leg.br ) - os presentes são convidados a vestir azul. Por sinal, a iluminação externa da Câmara Municipal, que até então estava cor-de-rosa, foi trocada para azul e todos os vereadores gravaram para a TV Câmara vídeos nos quais alertam a população sobre a importância dos exames. A campanha com estas gravações já está sendo exibida desde o dia 1º de novembro.

Texto e foto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas

Publicada em 11/11/2015 17h11