Câmara Municipal promove Debate Público sobre prevenção de acidentes e doenças do trabalho
A Câmara Municipal de Campinas promove na próxima quinta-feira (3), um Debate Público sobre prevenção de acidentes e doenças do trabalho. O evento, de iniciativa do vereador Jairson Canário (SD) em parceria com a Regional Campinas Força Sindical, tem como objetivo debater as causas que levam a região de Campinas a ser a segunda no ranking estadual com o maior número de casos de acidentes de trabalho. O debate contará com a participação de representantes do Ministério do Trabalho e Emprego, do DIEESE, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST Campinas e da Secretaria de Saúde e Segurança do Trabalho da Força Sindical/SP.
“Os números de acidentes de trabalho na região de Campinas são alarmantes. Precisamos debater esse tema e a contribuição de especialistas será fundamental para que possamos discutir alternativas que possam melhorar esse cenário”, justificou o vereador Jairson Canário. Segundo dados divulgados no último Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho relativo ao ano de 2013, da Previdência Social, o Estado de São Paulo é o primeiro do ranking. Entre 2011 e 2013 foram registrados 2,15 milhões de acidentes em todo o país, levando a óbito 8.503 pessoas.
Todos os anos, 717.500 trabalhadores sofrem lesões graves, incapacitantes e até mesmo fatais durante a jornada laboral. Em média, 2.800 trabalhadores morrem todos os anos. Na região Sudeste foram mais de 1,17 milhão de casos registrados, ou 54% do total, seguida pela região Sul, com 22%, e pelo Nordeste, com 13%. O Centro-Oeste teve alta de 6,3% no mesmo período. As demais regiões sofreram variações mínimas, com queda de 1,5% no Norte.
Em Campinas o número de mortes por acidente de trabalho dobrou entre 2011 e 2013, segundo dados divulgados pelo Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest). O levantamento é baseado em relatório do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde. Em 2011 foram nove óbitos. Os registros saltaram para 16 no ano seguinte e chegaram a 19 em 2013. No ano passado foram notificadas 8 mortes e este ano, até o dia 13 de agosto, aconteceram 4 mortes por acidente de trabalho.
O Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho acontece no dia 27 de julho, data que foi instituída após o Brasil tornar-se, em 1972, o primeiro país a ter um serviço obrigatório de Segurança e Medicina do trabalho em empresas com mais de 100 trabalhadores.
