Câmara cria comissão para preservar patrimônio da história da cidade
O Diário Oficial desta quinta-feira (07/04) trouxe a publicação de uma portaria que determina a criação de uma Comissão de Estudos que deve elaborar propostas com o objetivo de criar normas e procedimentos que deverão daqui em diante serem cumpridas a fim de que se preserve o patrimônio histórico da Casa, em especial, a conservação dos quadros.
A medida, criada pelo diretor da Casa, Israel Mazzo, surgiu para suprir uma lacuna que ficou na Resolução 885 de 2014, que determinou a Estrutura Organizacional da Câmara. De acordo com a resolução desta quinta, cinco funcionários efetivos, entre eles o historiador da Casa, Murilo Cavinato Favaretto, terão o prazo de 60 dias para elaborar as propostas e determinar qual departamento da Casa será o responsável pelo trabalho. A primeira reunião deve ser realizada já na próxima semana.
Entre os quadros que a Casa possui estão fotos de personalidades como Carlos Gomes, Francisco Glicério, Orozimbo Maia, Bento Quirino, Álvaro Ribeiro, Júlio Prestes, Barão de Ibitinga (foto) e outros nomes que fizeram parte da história da cidade.
Alguns deles precisam de trabalho específico para restauração e até mesmo a devida identificação. Futuramente, o objetivo é que a Câmara tenha um local destinado para a criação de uma galeria de arte que fique à disposição para visitação da população.
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas
