Moção de protesto contra Temer, proposta por Tourinho, foi aprovada pela Câmara
O vereador Pedro Tourinho (PT) protocolou e teve aprovada uma moção que protesta contra o Vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), por “posicionamento contrario ao Estado Democrático de Direito”. Um pronunciamento de Temer em que ele fala como se a presidente Dilma Rousseff tivesse sido afastada pela Câmara dos Deputados, foi divulgado na tarde de 11 de abril para diversos meios de comunicação.
No pronunciamento, enviado por whatsapp para deputados, o vice-presidente – que justificou ter enviado a mensagem por engano e que a gravara apenas para uma pessoa em uma suposição do que pretendia falar se o impedimento de fato ocorresse - faz um “discurso de estadista”, no qual se prepara para sentar na cadeira da Presidência, dirigindo-se à nação e dando o impeachment como fato consumado.
“Um vazamento, ao meu ver, proposital, no qual ele já apresenta elementos caracterizados de um suposto novo governo. Lembra muito a eleição de São Paulo, 1985, quando Fernando Henrique Cardoso senta na cadeira de prefeito e, depois, perdeu para o Jânio Quadros”, afirmou Tourinho.
Agora o documento será enviado, por ofício, ao Vice-presidente, Michel Temer, à Presidenta da República, Dilma Rousseff (PT), e ao Presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB). Ainda sobre o tema impeachment, vale lembrar que a Câmara já aprovou outras duas moções, uma pedindo ao Congresso que aceite um segundo pedido de impeachment contra a presidente Dilma e outra apelando para que a OAB faça uma consulta nacional e ampla a todos os advogados para que se manifestem em relação à posição da entidade sobre o impedimento.
Texto: Assessoria de Imprensa do vereador Tourinho, com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas
Foto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas
