Marcos Bernardelli: em seu 1º mandato, parlamentar esteve à frente de grandes debates e presidiu comissão de Finanças
Em seu primeiro mandato na Câmara de Campinas, o vereador Marcos Bernardelli (PSDB) esteve à frente de grandes debates e presidiu a Comissão de Finanças e Orçamento, que além de analisar projetos de lei que são apresentados, também verifica a prestação de contas do Executivo. Neste contexto, trabalhou para discutir a fundo com seus colegas pareceres do Tribunal de Contas do Estado que julgou a prestação de contas de ex-administradores municipais e que foram votadas pelo Legislativo – vale lembrar que muitos dos pareceres do TCE não esperavam há anos para serem apreciados.
Bernardelli também atuou nas Comissões de Constituição e Legalidade, dos Direitos da Mulher, de Educação, Cultura e Esportes e de Honrarias. Militante da advocacia, foi com o ar da legalidade que instituiu a Comissão Especial de Estudos (CEE) para averiguar como os imóveis cedidos através de decreto estão sendo utilizados. Na época, um levantamento prévio feito pelo vereador já apontava que em Campinas havia mais de trezentos imóveis com permissão de uso.
Um dos frutos dessa Comissão foi a Lei dos Imóveis Abandonados, de autoria do parlamentar. “Agora, uma vez constatado o abandono de imóveis particulares, a prefeitura pode encampar estes imóveis”, explica. Acreditando na importância de fiscalizar o que é feito pela cidade, em setembro de 2014 também pediu a instalação de uma Comissão Especial de Estudos (CEE) para acompanhar a execução do plano apresentado pela Prefeitura, de revitalização da Avenida Francisco Glicério, no Centro de Campinas.
O grupo, além de trazer para debates os responsáveis pela obra, visitou cada etapa dos trabalhos que, entre outras ações, acabou com as faixas de estacionamento para que houvesse o alargamento das calçadas em dois metros e trouxe para avenida quiosques padronizados de alimentação, de jornais e revistas e outros serviços.
Sempre sob o olhar atento da CEE presidida por Bernardelli, a avenida também recebeu nova fiação elétrica e telefônica subterrânea, novos pontos de ônibus e estações de transferência, bem como novo paisagismo. O vereador também criou neste mandato a lei que subordinou o Museu dos Esportes à Secretaria de Esportes – até então a instituição era ligada à Secretaria de Cultura e Turismo.
Texto: Assessoria do Vereador, com edição da Assessoria da CMC
Foto: Assessoria da Câmara Municipal de Campinas
