Diário Oficial desta terça-feira (13) traz a sanção do "Junho Branco – O mês de prevenção às drogas"
Sancionado no diário oficial desta terça-feira (13) o Junho Branco de autoria do vereador Nelson Hossri (Podemos), as atenções ficam voltadas para a programação da primeira edição da ação que será realizada de 26/06 a 01/07, em vários horários e locais do município de Campinas.
O Junho Branco, que tem o objetivo de desenvolver ações de prevenção e conscientização acerca do uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas, já tem confirmada a presença de especialistas no assunto como o Padre Haroldo Rahm, o deputado federal - Eduardo Bolsonaro (PSC), a doutora em Toxicologia - Silvia Cazenave, o psicólogo e especialista em Saúde Mental - Juliano Pereira dos Santos, dentre outros.
De acordo com o vereador, o cenário vem apresentando uma boa melhora e iniciativas como essas ratificam o significado da luta. “Tenho presenciado muitas ações para minimizar os impactos negativos que o uso de drogas tem na saúde do usuário e de sua família. A dependência já é uma questão de saúde pública e por isso precisa ser tratada como tal. O Junho Branco vem para reforçar o nosso trabalho e se tornar uma referência em prevenção”, explica Nelson.
A abertura acontece dia 26 de junho, ocasião em que se comemora o Dia Internacional de Combate às Drogas e se estenderá por toda a semana. Não é necessário inscrição.
Semana de Prevenção ao Uso de Drogas Intersetorialidade - Da Prevenção ao Tratamento
1° Dia - 26/06 (segunda-feira) - Dia Internacional de Combate às Drogas
09h – Apresentação do coral da Prefeitura Municipal de Campinas
10h - “A Comunidade Terapêutica como estratégia de cuidado para a Dependência Química”, com Juliano Pereira dos Santos – psicólogo especialista em Saúde Mental e gestor técnico do Programa Despertar para a Vida do Instituto Padre Haroldo.
2° Dia 27/06 (terça-feira)
14h - Palestra “O papel da Família no Tratamento do Dependente Químico”, com representantes do Grupo Amor Exigente
15h – Palestra “Os 12 Passos e as Tradições: Programa e Método de Tratamento”, com representantes do NA
3° Dia 28/06 (quarta-feira)
Das 19h30 às 21h - “Palestra: Fé no Tratamento da Dependência Química”, com representantes do Grupo de Apoio Nova Vida
4° Dia 29/06 (quinta-feira)
14h - Projeto P.A.R.T.Y. (Prevent Alcohol and Risk- Related Trauma in youth) com Dr. Joaquim Simões Neto e Dr. José Gonzaga Teixeira Camargo
Das 19h30 às 21h - Palestra: Segurança Pública e Prevenção às Drogas com o deputado federal Eduardo Bolsonaro e o Vereador Nelson Hossri
5° Dia 30/06 (sexta-feira)
Ciclo de Palestras
9h30 Abertura com a presença do padre Padre Haroldo Hahm
10h - “A importância da prevenção e os desafios enfrentados”, com representantes dos programas Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) e Proin (Projeto Integração)
11h - “A biologia das substâncias psicoativas e a redução de danos”, com Silvia Cazenave - doutora em Toxicologia e mestre Análise Toxicológica, Perito Criminal Toxicologista do Instituto de Criminalística de Campinas, professora da Puc-Campinas, superintendente de Toxicologia da Anvisa (2014-2016) e Especialista em Drogas de Abuso - título conferido pela ONU.
12h - Encerramento
6° Dia 01/07 (Sábado) - Encerramento da Semana
das 09h às 13h
Atendimento móvel
Caminhão da Prevenção e Ônibus Crack é Possível Vencer oferece orientações sobre prevenção às drogas
Projeto Viva Melhor da Oscip Terra das Andorinhas - testes gratuitos de HIV/Aids
Prevenção Através do Esporte
Ringue de patinação móvel e pula-pula
Apresentações Culturais
Musicais
Rapper Gabriel Rodrigues e Batucada Abençoada com a Bateria da Igreja Bola de Neve
Dança
Negão Mos Crew e Teatro Grupo Bola de Neve
Texto: Gabinete do vereador Nelson Hossri
Foto: Central de Comunicação Institucional da CMC.
