Ir para o conteúdo.Ir para a navegação

Portal da Transparência
A+
A-
Acessibilidade
Acessibilidade
Navigation
  • Setembro
  • Comissão da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida apresenta inclusão de deficientes no mercado de trabalho

Comissão da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida apresenta inclusão de deficientes no mercado de trabalho

20/09/2017

A Fundação Síndrome de Down oferece há 32 anos apoio às pessoas com deficiência intelectual e suas famílias de acordo com as necessidades específicas de cada pessoa atendida, realizando mediações nos contextos da educação, saúde, lazer e mercado de trabalho. Organizada em cinco serviços: atenção terapêutica, educação especial, apoio a vida adulta, formação e inclusão no mercado de trabalho e atenção a família. Desde 1999, com o Serviço de Formação e Inclusão no Mercado de Trabalho – Emprego Mediado -, já ajudou a empregar 160 pessoas com Síndrome de Down e outras deficiências intelectuais. Este foi o cenário exposto na Comissão Permanente da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida na terça-feira (19), presidida pelo vereador Jorge da Farmácia (PSDB). 

O Emprego Mediado prepara as pessoas para esta etapa composta por quatro programas: Curso de Iniciação ao Trabalho, Vivência Prática Profissional, Contratação CLT e Sócio Laboral. Para a pessoa com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais, o trabalho apresenta significados adicionais: é a possibilidade de ter um projeto de vida realista, de vivenciar desafios, diversificar suas experiências e ampliar seu círculo de relacionamentos. Tudo isso contribui para a definição de uma identidade adulta. 

“Se não há barreiras de mobilidade, a deficiência desaparece. Quanto mais acessibilidade e inclusão, menos barreiras. Estas estão na sociedade, não nas pessoas”, diz Carolina Freire de Carvalho, Coordenadora Geral da Fundação Síndrome de Down, ao explicitar o filosofia da instituição. O psicólogo Eduardo Tedeschi, que encabeça o Emprego Mediado, explicou o que olhar da sociedade perante as pessoas com deficiência tem mudado nos últimos anos, e que essas pessoas, uma vez inseridas no mercado, elas passam a ser menos infantilizadas e encaradas como um profissional. Essa convivência promove o desenvolvimento delas e as ajuda a reconhecer seu lugar no mundo”, sintetiza. 

Para participar do Serviço de Formação e Inclusão, o interessado pode se cadastrar no site da Fundação Síndrome de Down – www.fsdown.org.br ou entrar em contato pelo endereço de e-mail fsdown@fsdown.org.br ou pelo telefone (19) 3790 2818. 

“Acho muito interessante que o serviço trabalha não só a pessoa com deficiência, como também a empresa que a emprega. As pessoas aqui presentes com certeza se enriqueceram com o conteúdo apresentado ”, diz o vereador Jorge da Farmácia. Além do parlamentar e da coordenadora geral e psicólogo da entidade, também estiveram presentes na reunião os vereadores Professor Alberto (PR) e Rubens Gás (PSC). A próxima reunião da Comissão Permanente da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida está marcada para o dia 17 de outubro.

 

Publicada em 20/09/2017 20h05