Dezoito escolas são selecionadas para a 2ª edição do Parlamento Jovem: formação dos professores começa nesta sexta (24)
Tudo pronto para começar: o Parlamento Jovem (PJ) - programa de formação política da Câmara Municipal de Campinas que tem por objetivo potencializar a atuação democrática dos jovens e seu protagonismo político – finalizou as inscrições para as escolas interessadas em participar da segunda edição e nesta sexta (24), os representantes dos 18 colégios virão à Câmara para participar da formação oferecida a eles. No encontro, a organização do PJ explicará detalhadamente aos presentes o funcionamento do Parlamento, bem como elucidarão os procedimentos básicos para a atuação dos vereadores-estudantes que serão eleitos em cada instituição de ensino.
“A primeira edição foi um sucesso e esperamos que esta nova siga o mesmo caminho. A garotada se envolveu bastante, criou 32 projetos de lei, dos quais 25 foram aprovados, além de 11 moções e 24 indicações que, inclusive, poderão vir a embasar projetos reais dos vereadores. Também tivemos uma participação feminina bastante grande, com mais vereadoras que vereadores, o que infelizmente está longe de ocorrer na vida política real e que, esperamos, possa ser uma situação que mude justamente a partir desta participação feminina já a partir da escola”, diz o vereador Rafa Zimbaldi, presidente da Câmara.
Com edições destinadas a alunos(as) de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio de escolas públicas e particulares, o PJ possibilita a participação dos alunos em uma jornada parlamentar na Câmara Municipal, onde cada um deles atua como um(a) jovem vereador(a). O Programa é uma iniciativa da Câmara Municipal, por meio da ELECAMP - Escola do Legislativo de Campinas. O presidente da Câmara, vereador Rafa Zimbaldi, determinou a reformulação do programa que já existiu antes – a última versão antes do formato atual encerrou-se em 2010 – por entender que esta é uma ótima oportunidade para os estudantes conhecerem melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo Municipal, e para as escolas trabalharem conteúdos relacionados à formação política e cidadã.
Após a formação de amanhã, serão definidas as eleições em cada colégio (dos vereadores-estudantes titulares e seus suplentes), que começarão a partir de segunda (27). Confira os colégios que participarão da segunda edição do PJ:
1- Colégio Franciscano Ave Maria
2- Colégio Asther
3- Instituto Educacional Jaime Kratz
4- Colégio da Polícia Militar
5- Colégio Alicerce
6- Escola 14 Bis
7- Colégio Axis Mundi
8- Escola do Sítio
9- Colégio Batista Ágape
10- Colégio Adventista de Campinas
11- Colégio Pedro e Rafael
12- Colégio Múltiplo
13- Instituto Educacional Nova Escola
14- Colégio Padre Júlio Chevalier
15- Colégio Genius
16- Escola Contemporânea
17- Colégio Photon
18- Escola SER
Texto e imagem: Central de Comunicação Institucional da CMC
