Jornalismo e inclusão: neste domingo TV Câmara faz nova cobertura das eleições 2018 com janela de Libras; população surda acompanha e elogia a iniciativa
A TV Câmara Campinas inovou no primeiro turno das eleições e, de maneira pioneira, realizou uma cobertura completa com 100% de tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Além da qualidade jornalística em si – o canal anunciou resultados em primeira mão e transmitiu em tempo real e de maneira inédita, entre outros fatos, o descarregamento dos primeiros cartões das urnas eletrônicas no Palácio da Justiça – a transmissão teve ótima repercussão entre a comunidade surda, 48 mil pessoas só em Campinas, que pela primeira vez se viram inclusos em uma transmissão do gênero. Desta forma, como não poderia deixar de ser, o segundo turno também terá cobertura 100% inclusiva na TV Câmara neste domingo.
“Ficamos extremamente satisfeitos porque pudemos fazer uma cobertura de excelente qualidade do pleito no primeiro turno e, neste domingo, mais uma vez teremos um trabalho de excelência e com inclusão. A população surda, assim como qualquer cidadão, é ávida por informações sobre o futuro do país e precisa ter seus direitos respeitados. Desde 2015 temos trabalhado aumentando a tradução para Libras gradualmente na programação do canal legislativo e nossa meta é no futuro chegar a 100%”, diz o presidente da Câmara, vereador Rafa Zimbaldi (PSB).
A cobertura deste domingo (28) será mais focada nas apurações, por isso se iniciará às 16h30. O jornalista Gabriel Castro irá comandar as transmissões a partir do estúdio da TV Câmara Campinas e a equipe capitaneada pela repórter Mirna Abreu trará informações ao vivo do Palácio da Justiça. A programação também conta com matérias sobre a eleição e o doutor em ciências sociais Renato Dellova estará analisando os possíveis cenários políticos do Brasil e de São Paulo – com Dória ou França eleito no Estado e Bolsonaro ou Haddad eleito para a presidência.
A cobertura será praticamente contínua até o fim das apurações, trazendo inclusive os resultados em outros estados nos quais haverá segundo turno. A TV Câmara Campinas pode ser sintonizada no canal 39.3 da TV Digital, via canal 4 da NET e no canal 9 da Vivo Fibra, vem como no site www.campinas.sp.leg.br e ainda no youtube/tvcamaracampinas . As transmissões ao vivo também podem ser conferidas pelas redes sociais, no facebook/camaracampinas .
Repercussão positiva
A cobertura inclusiva do primeiro turno das eleições, realizada pela TV Câmara, foi bastante elogiada pela comunidade surda de Campinas e região – além de compartilhamentos e curtidas no facebook e acessos no youtube de outras cidades mais distantes e até outros estados. Dezenas de emails chegaram à redação.
“Sou psicóloga e cidadã de Campinas e venho por meio deste parabenizar a iniciativa da emissora pela transmissão e principalmente por nos dar a oportunidade de acompanhar também por meio do intérprete de libras! Não tenho a deficiência em questão, mas tenho muitos conhecidos que se beneficiaram muito com a iniciativa e assim puderam acompanhar tudo, isso é cidadania! Precisamos de iniciativas como essa em toda e qualquer programação“, diz Rosemeire Dias dos Santos.
“Quero parabenizá-los pela iniciativa de colocar a janela de Libras, na programação de domingo, das eleições! Eu moro em Amparo, próximo a Campinas,assisti on line junto com alguns amigos surdos daqui da cidade”, conta a fonoaudióloga Renata Macedo Pereira.
“Eu apoio libras nas eleições, os surdos merecem ter o direito de exercer a democracia, sem dificuldades”, ressalta Carol Campelário. “Muito legal a atitude de vocês com a presença da lingua de sinais na cobertura das eleições! Parabéns! Libras sempre!”, exalta Mara Preto.
Texto e foto: Central de Comunicação Institucional da CMC
