DER responde moção de Ailton da Farmácia e informa que órgão está aprimorando atendimento para usuários recorrerem de multas
O DER (Departamento de Estradas e Rodagens) informou, em resposta a uma moção elaborada pelo vereador Ailton da Farmácia (PSD), que tramita no órgão proposta de modernização de infraestrutura de redes e sistemas informatizados para aprimorar e descentralizar o atendimento ao público.
“Encontra-se em estudos outras alternativas para facilitar o acesso/atendimento do usuário, tais como: o recebimento ‘on line’ dos processos de indicação de condutor, advertência por escrito, defesa de autuação e recurso administrativo”, escreveu o superintendente do órgão, Paulo Cesar Tagliavini.
Ailton da Farmácia questionou o órgão, por meio da Moção 265/2018, para que o DER abrisse guichê de atendimento ao público no Poupatempo, a exemplo do que ocorre com a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A) para recursos de multas municipais.
“Atualmente, o atendimento é feito na sede do DER, localizada nas proximidades da Cidade Judiciária, por meio do Atendimento ao Público Centralizado, distante da maioria da população de Campinas, e não há expediente aos sábados, o que prejudica a maioria dos usuários. Recebi reclamação de vários munícipes, que necessitam dos serviços do DER e até perdem dia de trabalho para poder se dirigir a sede”, afirmou o vereador.
Outra justificativa para o atraso na descentralização do atendimento, informa a Gestão de Multas e Recursos do DER, é para evitar, conforme escreveu o superintendente do órgão, “dispêndios resultantes de contratação de recursos humanos, aquisição de equipamentos e mobiliários, e de coleta e transporte das demandas recebidas diariamente nos postos, observando ainda a inexistência de postos de Poupatempo em algumas cidades onde existem Divisões Regionais que prestam os serviços de atendimento ao público”.
Porém, para Ailton da Farmácia, este não é o caso de Campinas, sede administrativa da região. “Muitas cidades ficam próximas a Campinas; a população tem o Poupatempo campineiro como referência de atendimento. Por isso, o DER poderia ter um guichê no local”, finalizou.
Texto: Gabinete do vereador Ailton da Farmácia (PSD)
Foto: Central Institucional de Comunicação da Câmara Municipal de Campinas
