Ir para o conteúdo.Ir para a navegação

Portal da Transparência
A+
A-
Acessibilidade
Acessibilidade
Navigation
  • Março
  • Convênio entre Câmara e Museu da Imagem e Som permitirá que mais de 30 filmes do acervo do MIS sejam exibidos na TV Câmara; TV Cartum também volta ao ar com trabalhos do Núcleo de Animação de Campinas

Convênio entre Câmara e Museu da Imagem e Som permitirá que mais de 30 filmes do acervo do MIS sejam exibidos na TV Câmara; TV Cartum também volta ao ar com trabalhos do Núcleo de Animação de Campinas

21/03/2019

A Câmara Municipal assinou convênio com a Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Museu de Imagem e Som (MIS) de Campinas, para exibir na TV Câmara uma série de filmes, documentários e até animações que fazem parte do acervo do MIS. “A TV Câmara é um canal legislativo e público, por isso além do objetivo principal de dar transparência às ações dos vereadores, sempre abre espaço na programação para cultura, saúde, educação e diversos temas com foco local. Neste sentido, para nós é um orgulho abrir ainda mais espaço à produção cinematográfica de Campinas”, pontua Marcos Bernardelli (PSDB), presidente da Câmara. 

“Nossa cidade foi pólo cinematográfico nos anos de 1920 e atualmente não só por meio dos cursos de formação em multimeios da Unicamp e os cursos de jornalismo das universidades, mas também por uma gama de produtores, realizadores e diretores de cinema radicados na cidade, Campinas é um marco de produção audiovisual do Brasil. E o MIS é o espaço de convergência onde estes títulos estão sendo salvaguardados. Além de proteger, o Museu também tem de divulgar o seu acervo e a TV Câmara é um canal maravilhoso para fazermos isso”,  ”, diz Alexandre Sônego de Carvalho, chefe do MIS.

Ele enfatiza que a comunidade ligada ao meio cinematográfico está bastante satisfeita com o espaço aberto para o acervo do MIS. “Essa parceria é algo bastante esperado, todos os produtores e realizadores recebem isso com muita alegria. É um espaço nobre para divulgar um trabalho feito com muito custo, muita energia. Uma oportunidade única e queremos registrar um imenso agradecimento, em nome do secretário municipal de cultura Ney Carrasco, ao presidente da Câmara, vereador Marcos Bernardeli, à direção da TV Câmara e aos profissionais do canal envolvidos neste projeto.”

 Todos os filmes e documentários serão exibidos a partir desta sexta no Tela Livre, programa que já vai ao ar na TV Câmara – sempre às 22 horas das sextas-feiras e domingos – com produções independentes realizadas em Campinas, feitas por produtores da região ou ainda envolvendo a cidade de alguma forma. Os primeiros filmes exibidos serão mais contemporâneos e fazem parte de uma série de produções que contaram com aporte do Fundo de Investimento à Cultura de Campinas (Ficc). Depois destes, serão exibidos filmes históricos produzidos na década de 1950 a 1970.

Nesta sexta-feira (22), às 22 horas – com reprise no mesmo horário no domingo – vai ao ar o documentário Regina Duarte e o Teatro do Estudante de Campinas. Além deste, já estão confirmados para ir ao ar produções como O Boi Falô,  Meu avô e eu e Quem será Katlyn?

TV Cartum reestréia com Galinha Pintadinha

A TV Cartum, programa destinado a animações e desenhos produzidos em Campinas ou que envolvam a cidade, também está de volta ao ar. Além dos desenhos que integram o acervo do MIS, a TV Câmara fez um novo convênio com o Núcleo de Animação de Campinas para exibir trabalhos mais recentes produzidos por ele. A estréia do programa, que inicialmente vai ao ar às 12h30 deste domingo (24), é com uma favorita das crianças, Galinha Pintadinha e sua Turma (o desenho integra o acervo do MIS e faz parte das obras integrantes do Ficc).

Na sequência, passam a ser exibidas as animações do núcleo. “Nosso núcleo de cinema de animação foi criado em 1975 e trabalhamos com filmes autorais e os produzidos em oficinas com adolescente  e educadores, que aprendem a fazer animação realizando um filme, desde o roteito e o story board até a animação e a trilha sonora. As animações que irão ao ar são resultado de oficinas recentes realizadas em Campinas e em várias cidades, com crianças e adolescentes de escolas públicas e entidades sociais”, conta Maurício Squarizzi, animador e diretor do núcleo.

Entre as obras que serão exibidas, Squarizzi destaca, por exemplo, “Mais um dia na minha vida” , realizado por alunos de uma escola de Cotia. “O colégio foi criado por um senhor que todos gostavam muito e esta história é sobre o fantasma dele, que na ideia dos criadores ainda habitaria a escola”, conta.

Squarizzi também ressalta a satisfação em ter as animações exibidas no canal legislativo. “Todo cineasta tem um grande problema, que é a distribuição. Acabei de fazer um longa e entrar nas salas de cinema ou na TV aberta é muito difícil. A TV Câmara possibilita a oportunidade de o filme chegar ‘do outro lado’ e ser assistido, que é objetivo de todo o filme e todo produtor.”

Texto: Central de Comunicação Institucional da CMC
Foto: Reprodução

Publicada em 21/03/2019 08h00