Ir para o conteúdo.Ir para a navegação

Portal da Transparência
A+
A-
Acessibilidade
Acessibilidade
Navigation
  • Agosto
  • Em primeira análise, Câmara aprova castração de animais comprados de criadores e implantação do Sistema Colaborativo de Segurança e Monitoramento

Em primeira análise, Câmara aprova castração de animais comprados de criadores e implantação do Sistema Colaborativo de Segurança e Monitoramento

11/08/2021

A Câmara Municipal de Campinas aprovou, em reunião ordinária realizada na noite desta quarta-feira (11), o projeto de lei do vereador Marcelo Silva (PSD) que determina que animais comprados de criadores devem ser castrados com no máximo dois anos, cabendo ao vendedor pagar no mínimo 50% do valor da cirurgia. A medida altera a lei 15.449, de 28 de junho de 2017, que instituiu o Estatuto de Proteção, Defesa e Controle das Populações de Animais Domésticos de Campinas.

O vereador conta que um dos objetivos da lei é tentar reduzir a ação de criadores clandestinos na região. “Além de ajudar no controle de natalidade em si, essa lei inibe os criadores clandestinos. Como o vendedor precisará pagar metade do valor da cirurgia em ate dois anos, ele terá que se identificar de maneira clara, assumir compromisso formal com quem compra o animal e acabará sendo fiscalizados pelos próprios munícipes compradores”, afirma.

O vereador acrescenta: “Além disso, a castração auxilia o trabalho das ONGs da causa animal, que já têm dificuldades em acolher em virtude do grande número de animais abandonados nas ruas, fruto da reprodução descontrolada que será evitada com a castração.”

Também foi aprovado, em primeira análise,  o PL do vereador Filipe Marchesi (PSB) que cria o Sistema Colaborativo de Segurança e Monitoramento, para permitir às pessoas ou às empresas disponibilizarem suas câmeras para os órgãos de segurança pública, a fim de auxiliar em investigações. “Com certeza esta parceria entre público e privado, vai reduzir a criminalidade e dar mais segurança ao município”, acredita Marchesi. Ambos os projetos precisam ser aprovados em segunda análise e sancionados pelo prefeito para se tornarem leis. Confira a íntegra da votação desta noite:

PAUTA DOS TRABALHOS DA 4ª REUNIÃO ORDINÁRIA DE 2021, A SER REALIZADA NO DIA 11 DE AGOSTO, QUARTA-FEIRA, ÀS 18H, NO PLENÁRIO DA CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPINAS.

PEQUENO EXPEDIENTE



1 – Leitura da correspondência recebida e das proposições apresentadas à Casa.

2 – Leitura de informações ou respostas às proposições submetidas à deliberação do Plenário.

3 – Comunicados dos senhores vereadores.

ORDEM DO DIA

1) APROVADO. 1ª discussão e votação do Projeto de Lei Complementar nº 9/21, Processo nº 233.261, de autoria do Prefeito Municipal, que “desincorpora da classe de bens públicos de uso comum do povo, transfere para a classe de bens dominicais e autoriza o Poder Executivo a alienar exclusivamente ao proprietário lindeiro, área destacada do viário municipal”. Parecer da Comissão de Constituição e Legalidade: favorável. O projeto define que a área que será desafetada pertence ao Loteamento Jardim Novo Campos Elíseos, envolvendo as Ruas Piracicaba e Professor Gê Badaró. As áreas serão alienadas exclusivamente para proprietários vizinhos. 

2) APROVADO. 1ª discussão e votação doProjeto de Lei nº 310/19, Processo nº 231.553, de autoria do senhor Marcelo Silva, com emenda, que “acrescenta parágrafos ao art. 48 da Lei nº 15.449, de 28 de junho de 2017 – Estatuto de Proteção, Defesa e Controle das Populações de Animais Domésticos do Município de Campinas, para fixar diretrizes de criação, venda e comercialização de animais”. Parecer da Comissão de Constituição e Legalidade: favorável ao projeto e à emenda. Os parágrafos acrescentados estabelecem que os animais comprados de criadores devem ser castrados com no máximo dois anos, cabendo ao vendedor pagar no mínimo 50% do valor da cirurgia.

3) APROVADO. 1ª discussão e votação do Substitutivo Total ao Projeto de Lei nº 22/21, Processo nº 233.245, de autoria do senhor Filipe Marchesi, que “dispõe sobre a instituição do Sistema Colaborativo de Segurança e Monitoramento no município de Campinas e dá outras providências”. Parecer da Comissão de Constituição e Legalidade: favorável ao substitutivo total. O Projeto cria o Sistema Colaborativo de Segurança e Monitoramento em Campinas na qual munícipes e empresas voluntariamente podem disponibilizar seu sistema de monitoramento por câmeras para os órgãos de segurança pública da cidade, visando melhorar o monitoramento e auxiliar em investigações. Todo o custa fica por conta de quem firmar a parceria.

 4) 1ª discussão e votação do Projeto de Lei nº 88/21, Processo nº 233.700, de autoria do senhor Professor Alberto, que “altera dispositivos da Lei nº 15.384, de 14 de março de 2017, que ‘cria o Selo Amigos da Cultura’”. Parecer da Comissão de Constituição e Legalidade: favorável. A proposta dá nova redação à lei que cria o Selo Amigos da Cultura, pontuando quais benesses serão consideradas para conferir o selo para pessoa física ou jurídica, como patrocínios de eventos culturais e manutenção da Orquestra Sinfônica de Campinas. 

5) 1ª discussão e votação do Projeto de Lei nº 56/21, Processo nº 233.554, de autoria do senhor Carmo Luiz, que “estabelece o direito das pessoas com sequelas graves advindas de queimaduras a receber assistência para promover sua reinserção social e dá outras providências”. Parecer da Comissão de Constituição e Legalidade: favorável. O PL prevê que toda pessoa com sequelas graves provocadas por queimaduras tem direito a receber assistência integral para promover sua reinserção social por meio da reabilitação física, estética, psicológica, educacional e profissional.

Texto e foto: Diretoria de Comunicação Institucional da CMC

Publicada em 11/08/2021 22h49