Ir para o conteúdo.Ir para a navegação

Portal da Transparência
A+
A-
Acessibilidade
Acessibilidade
Navigation
  • Julho
  • Associação do Parlamento da RMC analisa formas de despoluir a represa de Salto Grande

Associação do Parlamento da RMC analisa formas de despoluir a represa de Salto Grande

02/07/2021

A Associação do Parlamento da Região Metropolitana de Campinas, presidida vereador Zé Carlos (PSB), e composta por representantes de 20 Legislativos da RMC, se reuniu na manhã desta sexta-feira (02/07) em Americana. A pauta do encontro foi o meio ambiente e a crise hídrica. Porém, a maioria dos debates se concentrou em torno da despoluição da represa de Salto Grande, localizada nos limites da cidade anfitriã e organizadora do evento.

De acordo com o presidente da Câmara de Americana, Thiago Martins (PV), o avanço da urbanização e o descarte de esgoto doméstico e resíduos industriais irregulares na represa contribuíram fortemente para a poluição e contaminação da represa, o que inviabilizou o uso de suas águas para banho e navegação, e a proliferação dos aguapés. E os maiores responsáveis pela poluição são os municípios vizinhos, que não coletam ou tratam o esgoto de forma correta e acabam despejando dejetos no curso dos rios que deságuam na represa.

O prefeito de Americana, Chico Sardelli (PV), afirmou que está organizando uma força-tarefa para visitar os 16 municípios que estão a montante da represa para encontrar soluções regionais para o problema. “Não podemos esperar mais um minuto. Precisamos juntar forças para apresentar soluções concretas para a despoluição. E essas ações passam pela atuação do Parlamento Metropolitano”, afirmou.

O diretor-executivo da Agencamp (Agência Metropolitana de Campinas), Benjamin Bill Vieira de Souza, colocou o instituto à disposição das cidades para apresentação de projetos que viabilizem investimentos para a área de saneamento básico. “As Câmaras Temáticas da Agencamp podem ser o instrumento para organização e captação de recursos.”

Já o presidente Zé Carlos reforçou no final a necessidade de as Câmaras Municipais atuarem de forma conjunta para levar propostas e iniciativas, tanto para o Poder Executivo quanto para as agências institucionais, que tragam respostas concretas para a população. “Esse encontro demonstrou claramente como problemas específicos de uma cidade, como no caso a falta de tratamento de esgoto, atingem diretamente toda a região, prejudicando milhares de pessoas e todo o meio ambiente. Vamos agora pedir que os vereadores façam um levantamento das suas necessidades sobre esse tema e ver como conduzir, seja por meio da Agencamp ou mesmo nas esferas dos governos estadual e federal”, completou.

Participaram ainda os presidentes das Câmaras de Hortolândia,  Jaguariúna, Monte Mor, Indaiatuba, Nova Odessa, Santa Bárbara D’Oeste, Arthur Nogueira, Holambra, Cosmópolis e Mogi Mirim, além de representantes da Guarda Municipal e da Secretaria de Meio Ambiente de Americana, entre outras autoridades.

 

Texto e Foto: Diretoria de Comunicação Institucional da Câmara Municipal de Campinas

 

Publicada em 2/07/2021 16h35