Projeto de Paulo Gaspar institui a Política Municipal de Prevenção ao Abandono e à Evasão Escolar
Projeto do vereador Paulo Gaspar (Novo), protocolado na Câmara Municipal, institui a Política Municipal de Prevenção ao Abandono e à Evasão Escolar e define princípios e diretrizes para sua implementação na cidade de Campinas. “Há muitos anos o Brasil enfrenta o desafio do abandono e da evasão escolar. Nossos jovens desistem dos estudos por inúmeros motivos e os prejuízos econômicos e sociais para o país são profundos. Infelizmente, a expectativa para os próximos anos é ainda pior tendo em vista as consequências da paralisação das aulas em decorrência da pandemia do coronavírus”, defende o parlamentar.
Entre os itens da proposta está a defesa da educação como principal fator gerador de crescimento econômico, redução das desigualdades e diminuição da violência; a defesa da escola como ambiente de desenvolvimento social, cultural, ético e crítico, necessário à formação e ao bem-estar dos alunos; o acesso à informação como recurso necessário para melhoria da qualidade de vida, geração de autonomia, liberdade e pleno desenvolvimento cidadão do estudante; e o aprendizado contínuo desde a infância como fator valioso na melhoria da saúde, aumento da renda e da satisfação das pessoas.
O projeto prevê ações de incentivo a reflexão sobre o componente "projeto de vida, sobre currículo complementar com oportunidade de escolha de disciplinas eletivas; além de estruturar avaliações de aprendizagem periodicamente e promover aulas de reforço para os alunos que delas necessitarem; estimular a participação dos alunos nas decisões de suas turmas e séries; promover visitas aos alunos evadidos; promover palestras de conscientização e combate ao assédio moral ou bullying; e promover rodas de conversas de conscientização e combate à gravidez precoce.
A matéria ainda cria o Cadastro de Permanência de Aluno, com a finalidade de acompanhamento estatístico de alunos que se enquadrem nas situações de evasão escolar. “O aluno precisa ver sentido na sala de aula, ter vontade de sair de casa e ir para a escola, sentir que vale a pena assistir as aulas e definir seus objetivos pessoais, acadêmicos e profissionais, e a família pode ser uma grande parceira nesse sentido”, finaliza.
Texto e Foto: Diretoria de Comunicação Institucional da Câmara Municipal de Campinas
