Presidida por Permínio Monteiro, Frente Parlamentar irá atuar pela volta dos desfiles de escolas de samba no Carnaval de Campinas
A Câmara Municipal.ee Campinas aprovou na noite desta segunda-feira (21) a criação da Frente Parlamentar pelo Retorno de Carnaval de Rua com Desfile das Escolas de Samba em Campinas. O vereador Permínio Monteiro, autor da proposta, irá presidir a frente. “O Carnaval é uma das festas mais populares e tradicionais do Brasil, e a cidade de Campinas tem uma rica história de celebrações carnavalescas juntamente com as escolas de samba - que remontam há várias décadas. Há muitos motivos pelos quais a retomada dos desfiles carnavalescos em Campinas seria benéfica para a cidade e sua população”, defende o parlamentar.
Segundo Permínio Monteiro, o Carnaval é uma oportunidade para valorizar a cultura e a identidade brasileira, bem como a diversidade cultural presente em Campinas. “Os desfiles de escolas de samba e outras manifestações culturais carnavalescas são uma forma importante de preservar e promover as tradições populares, além de serem uma fonte de entretenimento para as pessoas”, enfatiza.
O parlamentar acrescenta que o Carnaval é também uma importante fonte de renda para o município. “A festa atrai turistas de todo o Brasil e do mundo, gerando empregos e movimentando a economia local. Com a retomada das atividades das escolas de samba, é possível impulsionar ainda mais o turismo e o comércio da cidade.”
Por fim, conclui Permínio Monteiro, é importante lembrar que o Carnaval é uma expressão da liberdade e da alegria. “São valores fundamentais para a vida em sociedade. O retorno dos desfiles das escolas de samba em Campinas pode trazer um sentimento de esperança e renovação para a população, especialmente após o período difícil que vivemos nos últimos tempos”, finaliza.
Frentes Parlamentares
As Frentes Parlamentares da Câmara Municipal de Campinas têm por objetivo promover o debate com a população, instituições e representantes da sociedade sobre temas de interesse propostos pelos vereadores, produzindo ao final dos trabalhos um relatório que pode conter apontamentos, conclusões, sugestões e até políticas públicas sobre os temas debatidos.
Neste sentido, a principal diferença entre uma Frente e uma Comissão Especial de Estudos (CEE) é que esta segunda tem como integrantes apenas parlamentares, ainda que entidades e sociedade possam participar dos trabalhos como convidados e até mesmo fazendo perguntas e sugestões. Já nas Frentes representantes de entidades e da sociedade podem participar dos trabalhos na condição de integrantes do grupo.
Texto e foto: Câmara Municipal de Campinas
