Gustavo Petta indica estudo de árvores e solo nas escolas e creches antes do início do ano letivo
O vereador Gustavo Petta (PC do B) protocolou nesta quarta-feira (25) uma indicação ao prefeito Dário Saadi para que seja realizada vistoria e análise das árvores e do solo das escolas municipais, creches e Serviços de Convivência da Assistência Social de Campinas após as chuvas que atingiram nossa cidade nesse período. O pedido é que essa vistoria seja feita antes do início do ano letivo das respectivas unidades.
“Com os danos do solo, muitas vezes as árvores não dão sinais de que podem vir à queda, mas estão colocando em risco todos e todas que estão ao redor e podendo causar uma tragédia ainda maior do que vimos no Parque Taquaral na última terça. Fazer esse estudo antes que as crianças voltem às aulas é uma medida prudente”, diz o vereador.
Campinas vem sofrendo com as altas chuvas durante todo o mês de janeiro 2023. Na última semana, a cidade chegou a registrar mais de 200 mm de chuva, sendo que metade desse contingente desabou em poucas horas no dia 18 de janeiro – esses índices que fizeram do município aquele que registrou mais chuva em 24 horas em todo o país.
O parlamentar aponta que essa quantidade enorme e periodicidade de chuva acabou atingindo o solo, que não teve tempo de se recompor, e isso resultou em centenas de árvores caídas, a Pedreira do Chapadão fechada por risco de segurança e uma vítima fatal na Lagoa do Taquaral, onde a árvore que causou a morte não dava sinais de que iria cair. Por causa desta fatalidade, a prefeitura declarou na sequência o fechamento de todos os parques e áreas de lazer públicas.
Escolas Estaduais
O vereador Gustavo Petta também enviou um ofício às diretorias regionais de ensino da Secretaria Estadual de Educação, pedindo que as escolas estaduais do município passem pelo mesmo de estudo vistoria e análise das árvores e do solo onde estão plantadas.
Texto: Gabinete do vereador Gustavo Petta
Foto: Diretoria de Comunicação Institucional da CMC
