Ir para o conteúdo.Ir para a navegação

Portal da Transparência
A+
A-
Acessibilidade
Acessibilidade
Navigation
  • Junho
  • Comissão de Estudos para debater feiras e rodeios em Campinas recebe diversas autoridades para discutir cuidados no manejo com os animais e benefícios da atividade

Comissão de Estudos para debater feiras e rodeios em Campinas recebe diversas autoridades para discutir cuidados no manejo com os animais e benefícios da atividade

22/06/2023

A Comissão Especial de Estudos para analisar e discutir acerca da realização de feiras agropecuárias, provas equestres, exposições, leilões e rodeio em Campinas, presidida pelo vereador Arnaldo Salvetti (MDB), fará a primeira reunião às 9 horas deste sábado, no Plenário do Legislativo.

Durante este primeiro encontro, a comissão fará a eleição para a escolha do relator e irá abordar os cuidados no manejo com os animais, a geração de trabalho e renda por meio dos eventos, o aumento na arrecadação dos municípios que realizam esses eventos. Também serão abordadas os benefícios que a atividade promove para a rede hoteleira, bares, restaurantes, postos de combustíveis entre outros.

“É importante destacar que estou abrindo o debate a pedidos de uma enorme parcela de moradores da cidade que precisa de emprego e que vê as oportunidades indo embora para outros municípios. A questão do lazer também é importante, porque o cidadão fica em sua cidade, evitando pegar estradas e gastar seu dinheiro em outros municípios”, justifica Salvetti.

Também integram a comissão os parlamentares Luiz Cirilo (PSDB), indicado pela Comissão Permanente de Proteção e Defesa dos Animais, e – definidos por sorteio – Debora Palermo (Podemos), Marcelo da Farmácia (Avante) e Otto Alejandro (PL).

Nesta primeira reunião, além de membros da comissão, participarão das discussões outros vereadores da Casa; Thiago Samasso (PSD), vereador de Vinhedo, Enoque Leal Moura (MDB), vereador de Hortolândia; Thiago Rodrigo Martins, vereador de Americana (PV); Jorge Luís Lepinsk-Pepo-(MDB)presidente da Câmara Municipal de Indaiatuba.. 

O médico veterinário especializado em Medicina Veterinária Legal e Judicial César Fabiano Vilela terá participação remota, dos Estados Unidos. Vilela é também presidente da Câmara Setorial de Equideocultura, vinculada à Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo.

Também já confirmaram presença Daniel Scatena Radomile, médico veterinário; Roberto Luiz Giandozo, presidente do Clube dos Cavalheiros e Charreteiros de Campinas; Antônio José da Silva Piton,vice-presidente do Clube de Cavaleiros e Charreteiros de Campinas e outras personalidades ligados ao meio, como organizadores de rodeios, criadores de animais, veterinários, economistas; além de prefeitos da região, deputados estaduais e federais

Salvetti lembra que a legislação atual barra qualquer atividade com animais na cidade e nem provas de hipismo, ou outras típicas de rodeio, como a prova do tambor, sela americana, laço do bezerro, “apartação” (team penning), entre outros. Ele explica que pela legislação atual, nem mesmo é permitido aos proprietários de equinos e muares passear com seus animais.

A reunião - aberta ao público – será realizada no Plenário da Câmara com entrada pela Avenida Engenheiro Roberto Mange, 66,no Bairro Ponte Preta.
A TV Câmara Campinas transmite o encontro ao vivo, em sinal digital aberto 11.3, pelo canal 4 da NET Campinas e 9 da Vivo Fibra. Também há retransmissão em tempo real pelas fanpages da Câmara e da TV no facebook, pelo canal da TV Câmara no Youtube e no streaming na página inicial do site oficial.

Texto: Câmara Municipal de Campinas, com informações do gabinete do vereador Arnaldo Salvetti

Foto: Câmara Municipal de Campinas

Publicada em 22/06/2023 14h25