Ir para o conteúdo.Ir para a navegação

Portal da Transparência
A+
A-
Acessibilidade
Acessibilidade
Navigation
  • Maio
  • Paolla Miguel lança Frente Parlamentar da Cannabis Medicinal nesta quarta (17) e inicia seminário de três dias sobre o tema na 1ª parte da Reunião Ordinária

Paolla Miguel lança Frente Parlamentar da Cannabis Medicinal nesta quarta (17) e inicia seminário de três dias sobre o tema na 1ª parte da Reunião Ordinária

16/05/2023

Sob o comando da vereadora Paolla Miguel (PT), será lançada às 16 horas desta quarta-feira (17), no Plenário da Câmara, a Frente Parlamentar em defesa da Cannabis Medicinal e Cânhamo Industrial.  Na sequência, às 17 horas, a parlamentar irá comandar a Primeira Parte da 29ª Reunião Ordinária em um debate que marca o início do I Seminário Uso Medicinal da Cannabis – evento  gratuito e aberto à comunidade que se estenderá pelos dias 18 e 19 de maio (confira a programação mais abaixo) e cujas inscrições podem ser feitas clicando aqui .

“O objetivo da Frente é criar um grupo de acompanhamento das legislações sobre o tema que estão sendo discutidas e aprovadas em diferentes Casas Legislativas de todo o país, incluindo os impactos da Lei 17.618/23, sancionada recentemente pelo governador paulista Tarcísio de Freitas.  Também iremos estudar políticas públicas internacionais referentes à temática da Cannabis Medicinal e do Cânhamo Industrial para discutir e propor, em conjunto com a sociedade civil, medidas para a implementação na cidade de Campinas”, pontua Paolla.

Neste sentido, acrescenta, o seminário servirá como espaço de debate entre especialistas no tema, relatos de médicos e pacientes, divulgação de tratamentos, medicamentos e terapias que usam a Cannabis como substância terapêutica. “A Cannabis medicinal é uma opção segura e eficaz para o tratamento de uma ampla variedade de condições médicas, incluindo epilepsia, ansiedade, dor crônica, entre outras doenças. Atualmente, quem tem dinheiro para realizar uma consulta com um médico especialista e contratar um bom advogado tem acesso ao tratamento, mas a população mais pobre está privada dessa opção”, lamenta Paolla, que também preside a Comissão Permanente de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara.

Nos três dias de Seminário, as atividades serão realizadas no Plenário do Legislativo, a partir das 16 horas, em  parceria com a Escola do Legislativo de Campinas (Elecamp). Ao final, os participantes receberão certificado de participação.

Aprendizado, diálogo e networking

Segundo a vereadora Paolla, essa primeira edição do Seminário ocorre graças ao avanço do debate sobre o uso da Cannabis medicinal no Brasil e no mundo. “É um espaço de troca entre os diversos atores envolvidos nesta pauta, como a classe política, ativistas, pacientes, médicos, estudantes de medicina, profissionais da saúde, terapeutas, empresários e organizações da sociedade civil”, pontua a vereadora.

Ela acrescenta que, além disso, o Seminário servirá como um momento de networking e aprendizado sobre o uso terapêutico da planta.  Entre os convidados do Seminário estarão parlamentares, acadêmicos, médicos de diversas especialidades, membros do Executivo, ativistas da cannabis medicinal e pacientes. Confira abaixo a programação completa.

SERVIÇO

I SEMINÁRIO “USO MEDICINAL DA CANNABIS”

Local: Plenário da Câmara Municipal de Campinas
Data: 17, 18 e 19 de maio

Programação

17 de Maio

16 horas - Lançamento da Frente Parlamentar de Defesa da Cannabis Medicinal e do Cânhamo Industrial

17 horas – Primeira Parte da 29ª RO: Debate Inicial do I Seminário “Uso Medicinal da Cannabis”

18 de Maio

16 horas - Evidências Científicas e potencialidades da Cannabis

19 horas - O Papel da Sociedade e da Universidade na efetivação das Políticas Públicas

19 de Maio

16 horas - Cannabis e Farmácia Viva: aspectos regulatórios e o lugar na medicina

19 horas - Direito à Saúde e Democratização do Acesso à Cannabis


Texto e foto: Diretoria de Comunicação Institucional da CMC

Publicada em 16/05/2023 11h15