Outubro Rosa: nesta quinta (19), Câmara promove Roda de Conversa Mulheres Verdadeiras, com especialistas e pacientes de câncer de mama
Por iniciativa do vereador Paulo Haddad (Cidadania), que é médico e presidente da Comissão Permanente de Saúde e Política Social, a Câmara Municipal de Campinas promove às 16 horas desta quinta-feira (19) a Roda de Conversa Mulheres Verdadeiras. O evento integra uma série de ações do Legislativo em virtude do Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização e luta contra o câncer de mama.
“A doença mata mais de 17 mil mulheres por ano no Brasil, uma tragédia. Porém a maioria desta mortes poderia ser evitada com o diagnóstico precoce, já que o tratamento tem alto índice de sucesso quando a doença é detectada no início. Então atividades como estas que fazemos no Outubro Rosa, de conscientização, que informem e e incentivem a prevenção, são fundamentais para salvar vidas”, diz Haddad.
O evento é aberto ao público e terá transmissão ao vivo pela TV Câmara. Com moderação de Haddad, o tema será debatido em conjunto com a psicóloga Aline Riguette, a assistente social Ana Beatriz Pacagnella, o oncologista Higor Mantovani, a paciente Juliana Gonçalves e a enfermeira Maria Beatriz Lima.
Ele sublinha que quanto mais informações chegarem às pessoas, maior é a possibilidade de que elas se conscientizem, se examinem e fiquem livres da doença. “Essa é uma luta constante, mas especialmente neste mês de outubro procuramos dar ainda mais intensidade à divulgação. Todos precisam se engajar nesta batalha. Se você é mulher, faça o autoexame, procure seu médico. Se é homem, alerte as mulheres da sua vida – mãe, filhas, amigas, parente, colegas de trabalho – para que se previnam”, enfatiza.
Além do evento desta quinta, no dia 23 de outubro a Câmara promove a palestra "Saúde da Mulher", às 9 horas, no Plenarinho. O evento, que contará com a presença de médicos especialistas, também será aberto ao público, com entrada pela avenida Engenheiro Roberto Mange, 66, no bairro Ponte Preta.
Outubro Rosa na TV Câmara
Durante todo este mês a TV Câmara Campinas está levando ao ar uma série de atrações especiais em virtude do Outubro Rosa. Já foram transmitidas diversas reportagens e estão previstas ainda edições especiais de programas. O Questão de Ordem, por exemplo, irá abordar as políticas públicas na prevenção e tratamento do câncer de mama - com participação de vereadoras e especialistas. Já o Saúde é Vida levará ao ar um episódio especial com a médica mastologista Lívia Conz, integrante da Sociedade Brasileira de Mastologia.
A TV Câmara Campinas transmite em sinal digital 11.3 ou, na TV a cabo, pelo canal 4 da NET Campinas e 9 da Vivo Fibra. As transmissões ao vivo têm retransmissão simultânea pelas fanpages da Casa e da TV no Facebook, Youtube e no streaming na capa do site oficial. Todo o conteúdo exibido, ao vivo ou gravado, fica disponível posteriormente no Youtube.
Texto e foto: Câmara Municipal de Campinas
