Edvaldo Cabelo protocola Projeto de Lei que determina utilização de método que usa mosquito com bactéria para combater a Dengue
O vereador Edvaldo Cabelo (PL) protocolou Projeto de Lei, na Câmara Municipal, determinando que a cidade de Campinas institua o Método Wolbachia como diretriz complementar de controle biológico de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e de outras doenças. O método consiste na liberação de Aedes aegypti com a bactéria Wolbachia, que impede que os vírus da Dengue, Zika e Chikungunya se desenvolvam nos mosquitos. Os contaminados se reproduzem com os já presentes na natureza, espalhando a bactéria e contribuindo para a redução da transmissão das arboviroses.
“O combate ao mosquito apresenta um desafio constante para a saúde pública e a instituição do método Wolbachia como diretriz complementar de controle biológico fortalece e aprimora as estratégias existentes, considerando a necessidade de abordagens inovadoras e sustentáveis. Estamos falando de um método com eficácia comprovada, que aumenta a efetividade das ações e reduz o tempo de resposta no combate à Dengue”, afirma Edvaldo Cabelo.
A proposta prevê que, para implementar o método, o Poder Executivo poderá firmar convênios, contratos es instrumentos de acordo ou parcerias com órgãos, entidades e instituições públicas ou privadas (entre os quais universidades e empresas), inclusive do terceiro setor.
Em 2023, Niterói se tornou a primeira cidade brasileira com 100% do território coberto pelo método Wolbachia. No Brasil, ele é conduzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com financiamento do Ministério da Saúde, em parceria com os governos locais. Como resultado da ação, enquanto o estado do Rio de Janeiro vive uma epidemia de Dengue, em Niterói foram registrados apenas três casos.
Para se tornar lei municipal, o projeto de Edvaldo Cabelo precisa ser aprovado em duas votações no Plenário e ser sancionado pelo prefeito Dário Saadi (Republicanos).
Texto e foto: Câmara Municipal de Campinas
