Neste Dia da Consciência Negra (20) tem Conexão Cultural especial sobre a Casa de Cultura Fazenda Roseira: não perca!
Novembro é o Mês da Consciência Negra do Legislativo e, por essa razão, a TV Câmara tem apresentado uma programação recheada de atrações voltadas para a luta antirracista e a valorização da cultura negra. E nesta quarta (20), dia do feriado nacioal do Dia da Consciência Negra, não podia faltar um destaque: ao meio-dia irá ao ar uma edição especial do Conexão Cultural sobre a Casa de Cultura Fazenda Roseira.
Modelo de organização social em defesa da cultura e do patrimônio histórico, a Casa de Cultura Fazenda Roseira começou a partir da Comunidade Jongo Dito Ribeiro, formada por um grupo de pessoas e familiares que reconstituem e vivem a cultura do jongo - dança trazida pelos povos bantos de Angola e surgiu como uma forma de demonstrar a alegria de estar em uma roda e de cultuar a ancestralidade.

A comunidade do jongo entendeu que o local era um guardião histórico rico e merecia ser preservado. Uma casa centenária abandonada foi ocupada e transformada por eles em um centro de cultura viva, de valorização das práticas ancestrais afro descendentes, do jongo, das oficinas de ervas, da música, de exposições, de rodas de conversa, mantendo a sede preservada e cuidada.

Hoje, a Casa de Cultura Fazenda Roseira é um importante ponto de cultura na região do Campo Grande, para toda a cidade de Campinas e região, e a jornalista Alexandra Dias vai mostrar tudo o que acontece por lá. Não perca!

A TV Câmara Campinas transmite em sinal digital aberto 11.3 ou pela TV a cabo, cos canais 4 da NET Campinas e 9 da Vivo Fibra. Todos os programas ficam disponíveis posteriormente no www.youtube.com/tvcamaracampinas .
Texto e foto: Câmara Municipal de Campinas
