Ir para o conteúdo.Ir para a navegação

Portal da Transparência
A+
A-
Acessibilidade
Acessibilidade
Navigation
  • fevereiro
  • Gustavo Petta comanda nova Frente Parlamentar em Defesa da Expansão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia na RMC

Gustavo Petta comanda nova Frente Parlamentar em Defesa da Expansão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia na RMC

20/02/2025

O vereador Gustavo Petta  (PC do B) irá presidir a Frente Parlamentar da Defesa da Expansão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP)  na Região Metropollitana de Campinas (RMC). Vale lembrar que o parlamentar, que é autor do requerimento de criação do grupo de trabalho, já presidiu uma frente sobre o tema na Legislatura passada.

“Queremos dar continuidade aos trabalhos realizados em 2023 e 2024, que tinham como principal objetivo acompanhar e defender a expansão do Instituto, mais uma vez somando esforços a outras iniciativas no mesmo sentido.  O governo federal está promovendo esta ampliação dos institutos em todo o país e nosso entendimento é de que pode haver não só novas vagas, mais novas unidades aqui em Campinas”, diz Gustavo Petta.

O vereador relembra que a cidade tem uma no Satélite Íris, mas há demanda para outras em mais bairros, como Centro e Amarais, por exemplo. O IFSP é uma autarquia federal de ensino fundada em 1909, como Escola de Aprendizes Artífices. Vinculado ao Ministério da Educação, é organizado em diversos campi e possui mais de 40 mil alunos matriculados nas 37 unidades distribuídas pelo estado de São Paulo.

Em Campinas, são oferecidas vagas no Ensino Médio e em cursos como Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Eletrônica Industrial, Engenharia Elétrica   e Especialização em Docência.

Frentes Parlamentares

As Frentes Parlamentares da Câmara Municipal de Campinas têm por objetivo promover o debate com a população, instituições e representantes da sociedade sobre temas de interesse propostos pelos vereadores, produzindo ao final dos trabalhos um relatório que pode conter apontamentos, conclusões, sugestões e até políticas públicas sobre os temas debatidos.

Neste sentido, a principal diferença entre uma Frente e uma Comissão Especial de Estudos (CEE) é que esta segunda tem como integrantes apenas parlamentares, ainda que entidades e sociedade possam integrar os trabalhos como convidados e até mesmo fazendo perguntas e sugestões. Já nas Frentes os representantes de entidades e da sociedade podem participar dos trabalhos na condição de integrantes do grupo.

Texto e foto: Câmara Municipal de Campinas

Publicada em 20/02/2025 09h55