Ir para o conteúdo.Ir para a navegação

Portal da Transparência
A+
A-
Acessibilidade
Acessibilidade
Navigation
  • julho
  • Bene Lima protocola projeto que determina reserva de vagas para alunos da rede municipal em atividades de artes marciais

Bene Lima protocola projeto que determina reserva de vagas para alunos da rede municipal em atividades de artes marciais

23-07-2025

O vereador Bene Lima (PL) protocolou um projeto de lei na Câmara Municipal de Campinas, que propõe a reserva de, no mínimo, 30% das vagas em ensino de artes marciais promovidas ou subsidiadas pelo Poder Público para alunos regularmente matriculados na rede municipal de ensino.

Segundo o texto, a medida vale para todas as atividades de artes marciais oferecidas com apoio direto ou indireto da administração pública municipal, incluindo parcerias, convênios ou financiamentos. A comprovação de matrícula deverá ser feita por meio de declaração ou documento oficial emitido pela escola pública onde o estudante estiver matriculado.

“As artes marciais são ferramentas importantes para o desenvolvimento da disciplina, respeito, autocontrole e cidadania. Garantir esse acesso significa investir em prevenção à violência, melhoria do desempenho escolar e fortalecimento dos vínculos sociais”, afirma Bene Lima.

O projeto também estabelece que as entidades e organizações responsáveis pelas aulas deverão adaptar seus processos de inscrição para assegurar o cumprimento da reserva de vagas.

Para se tornar lei, o projeto deverá ser aprovado em duas discussões no Plenário da Câmara e sancionado pelo prefeito.

 

Texto e foto: Câmara Municipal de Campinas

 

 

Publicada em 23/07/2025 13h55