Ir para o conteúdo.Ir para a navegação

Portal da Transparência
A+
A-
Acessibilidade
Acessibilidade
Navigation
  • Abril
  • Nick Schneider presta homenagens a representantes de variados segmentos da sociedade

Nick Schneider presta homenagens a representantes de variados segmentos da sociedade

6-4-2026

Por iniciativa do vereador Nick Schneider (PL) a Câmara Municipal de Campinas entrega várias homenagens nesta terça-feira (7). A Sessão Solene está marcada para as 19 horas, no Plenário “José Maria Matosinho”, localizado na Avenida Engenheiro Roberto Mange, 66, Ponte Preta. O evento será transmitido ao vivo pela TV Câmara Campinas, com retransmissão pelas redes sociais da Câmara e pelo canal oficial no YouTube.

Entre os homenageados está a Mamãe Cecília (Antonia Martins de Macedo) Madre Cecília do Coração de Maria, que receberá “Título de Cidadã Campineira in memoriam”, Mamãe Cecilia ficou conhecida, dedicando toda a sua vida à vivência e difusão dos valores cristãos franciscanos, à formação integral de crianças e jovens, e ao cuidado dos mais necessitados. Após ficar viúva, fundou, em 30 de setembro de 1900, a Congregação das Irmãs Franciscanas do Coração de Maria, cuja missão, desde o início, foi servir “Por Um Bem Maior”.

Já Luis Carlos Martins Pereira receberá Diploma de Mérito do Voluntariado “Padre Haroldo Rahm”. Nascido em Bela Vista do Paraíso (PR), construiu uma trajetória marcada pela superação, responsabilidade social e dedicação ao próximo. Homem de fé e sensibilidade social, conheceu, por meio das celebrações religiosas, Maria de Lourdes da Silva (Dona Lurdinha), Ministra da Eucaristia e fundadora do Centro Promocional Nossa Senhora da Visitação, instituição dedicada à assistência social na região. Convidado por ela a integrar a diretoria como vice-presidente, aceitou a missão com responsabilidade. Com o falecimento da fundadora, assumiu interinamente a presidência da entidade e posteriormente foi eleito presidente, cargo que ocupa até o presente momento.

A Associação de Moradores do Bairro Vila Industrial (Ambavi), que tem se destacado, ao longo de sua trajetória, pela mobilização comunitária, pelo fortalecimento do espírito associativo e pela defesa incansável dos interesses coletivos de seus moradores, vai receber o Diploma de Honra ao Mérito “Manuel Ferraz de Campos Salles”.

A mesma honraria será concebida a William Rodrigo dos Santos, que consolidou-se como uma referência na área de administração condominial, atuando como síndico profissional desde 2012 e guiado pela transparência, respeito coletivo e comprometimento com a boa gestão. Sua formação técnica e experiência em empresas de destaque, como Britch Telecom e Embratel, agregaram conhecimento e preparo à sua atuação, resultando em impactos positivos e duradouros na vida das comunidades que representa. Entre suas ações mais relevantes está sua liderança no processo de revitalização e segurança do entorno do Parque das Águas, importante espaço público de lazer da cidade. Sensível às necessidades da população local, William protagonizou a mobilização da comunidade diante do abandono da área, que gerava insegurança e frequentes ocorrências de furto e violência

O consagrado Colégio Franciscano Ave Maria, fundado em 1930 pela Congregação das Irmãs Franciscanas do Coração de Maria, será condecorado com o “Diploma de Mérito Educacional “Prof. Darcy Ribeiro”. O colégio é uma das instituições de ensino mais tradicionais de Campinas, reconhecida por seu compromisso histórico com a formação humana, ética e cristã de inúmeras gerações de campineiros. A instituição, que atende desde a educação infantil até o ensino médio, alia tradição e modernidade ao adaptar continuamente suas práticas e estruturas às demandas contemporâneas, sem abrir mão dos princípios que norteiam sua fundação. Entre seus destaques está o cultivo de uma comunidade educativa sólida, onde alunos, famílias, educadores e colaboradores caminham juntos na construção de um futuro mais humano e solidário.

No segmento musical, a homenageada é Adriana Barea Cardoso que receberá a Medalha “Carlos Gomes”. Ela é doutoranda em Música pela USP, mestre em Performance Vocal e graduada em Música, Canto pela Unicamp. Sua sólida formação acadêmica e ampla experiência prática no campo artístico com especialização em Teatro Musical e técnica de canto belting (Nova York), além da formação em Comunicação Social pela PUC-Campinas, consolidou uma carreira que une performance, produção e gestão cultural. Atuou como diretora musical, arranjadora e preparadora vocal em importantes espetáculos, entre eles “Rio – o Musical”, “Harry Potter e a Magia do Tempo”, “Tributo a Michael Jackson”, “Cats” e “O Pequeno Dom Quixote”, apresentados em Campinas, Paulínia, São Paulo e região. Desenvolveu ainda trilhas sonoras originais para produções teatrais, tendo contribuindo à cena musical contemporânea.


Texto e Foto: Câmara Municipal de Campinas

Publicada em 6/04/2026 15h55