Comissão dos Idosos, Aposentados e Pensionistas debate os efeitos da Doença de Parkinson
A Comissão Permanente dos Idosos, Aposentados e Pensionistas da Câmara Municipal de Campinas realiza às 14 horas desta terça-feira (30) a primeira Reunião Extraordinária de 2026 para debater os efeitos da Doença de Parkinson. O encontro, marcado para o Plenário José Maria Matosinho, será transmitido ao vivo pela TV Câmara Campinas.
Parkinson é uma condição neurodegenerativa progressiva que atinge principalmente pessoas acima de 60 anos. Ela se caracteriza pela perda de neurônios produtores de dopamina, afetando o controle motor, o equilíbrio, o sono e o humor. Embora não tenha cura, o diagnóstico e o tratamento adequados preservam a qualidade de vida.
Os sintomas mais comuns costumam aparecer de forma lenta e progressiva e dividem-se em duas categorias: sintomas motores, tremores nas mãos ou dedos; rigidez muscular; lentidão nos movimentos e dificuldade de equilíbrio; e sintomas não motores: alterações no sono, constipação, perda do olfato, depressão e queda de pressão ao levantar.
“Queremos promover a conscientização sobre a Doença de Parkinson, apresentando informações atualizadas sobre diagnóstico, tratamento, reabilitação e qualidade de vida, além de dar voz as pessoas que convivem diariamente com a doença”, diz o vereador Marrom Cunha (MDB), presidente do colegiado
A reunião contará com a presença de Sandra Fontealba, fonoaudióloga e presidente da Associação Campinas Parkinson (ACP); Laura Silveira Moriyama, neurologista e voluntária da ACР e Terezinha Rodrigues Barbosa, professora.
Texto: Gabinete do vereador Marrom Cunha
Foto: Câmara Municipal de Campinas
