Por iniciativa de Luiz Rossini, Câmara marca o início das atividades da Semana de Prevenção às Drogas
Por intermédio do vereador Luiz Rossini (Republicanos), a Câmara Municipal de Campinas dá início na manhã desta segunda (22) à Semana de Prevenção às Drogas, com uma série de atividades no Plenário.
A Semana Nacional de Políticas sobre Drogas é realizada anualmente em referência ao Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas (26 de junho), instituído pela Organização das Nações Unidas. As ações focam na conscientização, prevenção e fortalecimento das redes de apoio e proteção social nos territórios.
Depois da abertura oficial, a partir das 9h30, está marcada a apresentação do "Projeto de Ações de Prevenção às Drogas", por parte de estudantes do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual Lais Bertoni Pereira. A atividade tem apoio institucional da Coordenadoria de Prevenção ao Uso de Drogas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social.
“A proposta de trabalhar com adolescentes tem o intuito de conscientizar sobre riscos e malefícios do uso e abuso de drogas, além de ser uma forma engajar a escola em torno do tema, levando jovens a buscar informações com base em estudos científicos sobre drogas lícitas e ilícitas, o que faz deles multiplicadores de informações”, aponta Marilda Martins, coordenadora do projeto.
Na sequência, Luiz Rossini irá ministrar uma palestra cujo tema é “Projeto de Vida”. O vereador é um defensor das atividades de prevenção e combate às drogas. Entre as principais ações estão a atualização de conselhos municipais, a promoção de campanhas educativas e a recente sanção de legislações que protegem a saúde pública, como o veto a cigarros eletrônicos.
“O significativo avanço das drogas em Campinas obriga as autoridades a se debaterem sobre essa triste realidade. Por isso, precisamos cada vez mais passar informações confiáveis sobre os riscos e prejuízos do uso das drogas, principalmente para os jovens”, finaliza Rossini.
Texto e Foto: Câmara Municipal de Campinas
