Ir para o conteúdo.Ir para a navegação

Portal da Transparência
A+
A-
Acessibilidade
Acessibilidade
Navigation
  • Junho
  • Wagner Romão concede Título de Cidadão Campineiro ao vice-reitor da Unicamp

Wagner Romão concede Título de Cidadão Campineiro ao vice-reitor da Unicamp

24-6-2026

Por iniciativa do vereador Wagner Romão (PT), a Câmara Municipal de Campinas concede Título de Cidadão Campineiro a vice-reitor da Unicamp Fernando Antônio Santos Coelho. A Reunião Solene será na sexta-feira (26), às 14 horas, na Sala do Conselho Universitário, localizada na Rua da Reitoria, 81, Cidade Universitária "Zeferino Vaz" - Unicamp.

Homenageado

O Professor doutor Fernando Antônio Santos Coelho, na administração da Unicamp, já foi chefe do Departamento de Química Orgânica do Instituto de Química, assessor da Pró-Reitoria de Pesquisa da Unicamp, pró-reitor de Extensão, Esporte e Cultura. Atualmente ocupa o cargo de Coordenador Geral (vice-reitor) da universidade. No âmbito nacional, foi diretor da Divisão de Química Orgânica da Sociedade Brasileira de Química e coordenador do Fórum de Pró-reitores das Instituições Públicas de Ensino - Regional Sudeste.

Durante a gestão frente à Pró-reitoria de Extensão, Esporte e Cultura trabalhou fortemente na aproximação da Unicamp com a cidade de Campinas, por meio da interação com diferentes secretarias do governo municipal. Realizou uma série de eventos culturais com a colaboração da Secretaria de Esporte e Turismo, além de promover, junto com a mesma secretaria, várias atividades culturais que envolveram a participação da Orquestra Sinfônica da Unicamp, do Coral Zíper na Boca, da Banda Sinfônica da Unicamp, junto a exposições de arte em espaços culturais da cidade.

Com a colaboração da Secretaria de Educação promoveu o primeiro evento “Viva a Ciência”, que reuniu no Centro de Convenções da Secretaria de Educação mais de 200 mil alunos da rede municipal de educação. Ainda com a mesma secretaria, com a participação da Fumec e do Ministério Público, iniciou as ações para o estabelecimento do projeto “Unicamp da Cidade”, que visa realizar atividades culturais, de saúde, de educação, artísticas e esportivas na região central de Campinas, estreitando a relação da Unicamp com a população e desenvolvendo projetos comunitários com os moradores. Interagiu também com diferentes espaços culturais da cidade, como o Pavão Cultural, a Casa Tainã, e com várias atividades comunitárias na Região Metropolitana de Campinas, entre elas a Comunidade Luz do Amanhã, no Jardim Santa Eudóxia.

Em conjunto com a Fundação Feac, realizou várias ações na região de Campinas voltadas aos cursinhos pré-vestibulares e pré-vestibulinhos populares, atendendo mais de 500 alunos das escolas públicas do município e do Estado. Além dessas ações, realizou também atividades esportivas no campus de Barão Geraldo, envolvendo a comunidade local interna e externa. Alguns desses eventos, contaram com a participação da Secretaria Municipal de Esportes. Durante a gestão na Pró-reitoria de Extensão, Esporte e Cultura, focou em ações de fortalecimento da noção que a Unicamp é de Campinas e que é preciso trabalhar juntos em prol da sociedade campineira.


Texto e Foto: Câmara Municipal de Campinas

Publicada em 24/06/2026 13h51