Ir para o conteúdo.Ir para a navegação

Portal da Transparência
A+
A-
Acessibilidade
Acessibilidade
Navigation
  • Outubro
  • Luiz Rossini e Dr. Yanko entregam Diploma de Mérito Médico a profissionais que se destacaram na área da saúde

Luiz Rossini e Dr. Yanko entregam Diploma de Mérito Médico a profissionais que se destacaram na área da saúde

15-10-2026

Por iniciativa dos vereadores Luiz Rossini (Republicanos) e Dr. Yanko (PP), a Câmara Municipal de Campinas concede o Diploma de Mérito Médico “Dr. Zeferino Vaz” a José Francisco Comenalli Marques e Fábio Thadeu Ferreira pela contribuição à comunidade campineira no campo da medicina. A Reunião Solene será nesta sexta-feira (16), às 19h30, no Plenário José Maria Matosinho. A cerimônia terá transmissão ao vivo pela TV Câmara, com transmissão no canal da emissora no Youtube.

Homenageados

José Francisco Comenalli Marques
O homenageado é formado em medicina humana pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), com residência em Hematologia e Hemoterapia pela instituição. Fez mestrado e doutorado em Clínica Médica e especialização em gestão de serviços de saúde pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Atualmente é médico hematologista na cidade de Campinas e exerce atividade clínica nos Hospitais Vera Cruz e Beneficência Portuguesa de Campinas. Recebeu o Prêmio Nacional César Arita de Pesquisa Científica, Organização do IN 2013 - Latin American Osseointegration Congress e o Prêmio Ruy Faria - Melhor trabalho de hemoterapia Congresso Hemo 2006, Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia. Também possui uma vasta produção bibliográfica e artigos completos publicados em periódicos.

Fábio Thadeu Ferreira
O homenageado é formado em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Na mesma instituição, realizou residência médica em Cirurgia Geral e concluiu seu doutorado. Especializou-se em Urologia por meio de residência médica no Hospital Municipal Mário Gatti. Mais tarde, ingressou por concurso público no hospital, onde atuou inicialmente no Pronto-Socorro e na área de Urologia e hoje exerce a função de Coordenador do Serviço de Urologia da Rede Mário Gatti, atuando tanto no hospital quanto no Hospital Ouro Verde.

Ao longo de sua atuação, destacou-se pela liderança na organização e fortalecimento do serviço de urologia, promovendo melhorias estruturais, incorporação de tecnologias avançadas e ampliação do acesso da população a procedimentos de média e alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS). É também responsável pela realização de mutirões cirúrgicos, contribuindo diretamente para a redução de filas e otimização do atendimento, especialmente em cirurgias urológicas de alta demanda

Fábio também é professor de Urologia na Faculdade São Leopoldo Mandic e sua formação acadêmica inclui, além do doutorado, mestrado em Preceptoria para Médicos do SUS e fellowship em Uro-Oncologia pelo Istituto Nazionale dei Tumori, em Milão, Itália, experiência que agregou conhecimento técnico e científico à sua prática profissional.

Texto e Foto: Câmara Municipal de Campinas

Publicada em 15/10/2026 10h45