Avenida Carlos Grimaldi
Carlos Grimaldi nasceu em Campinas em 15 de fevereiro de l899, era filho de Antonio Grimaldi e Rosa Grimaldi, foi casado com Josefa Grimaldi.
Teve uma infância humilde, tendo que trabalhar desde cedo em conjunto com os estudos. Formou-se professor, lecionando em diversas escolas, tais como Colégio "Ateneu Paulista", Colégio "Cesário Mota", Academia de Comércio "São Luiz", Colégio Diocesano "Santa Maria" e Escola de Comércio "Bento Quirino". Formado em Direito, notabilizou-se no Direito trabalhista e mais tarde, tornando-se especialista da lei do inquilinato.
Líder sindical, ora como advogado de diversos sindicatos de trabalhadores, ora como fundador de nove deles, mereceu a admiração e respeito de milhares de operários e trabalhadores.
Atraído pela política, foi diversas vezes presidente dos diretórios locais do Partido Trabalhista Brasileiro e do Partido Trabalhista Nacional.
Pelo PTN foi eleito vereador à Câmara Municipal de Campinas, na legislatura que marcou em definitivo a reabertura das Câmaras Municipais em 1948, sendo reeleito com a maior votação em toda a Comarca em 1951.
Em 1952, foi nomeado como Procurador da Prefeitura, posteriormente ocupando o cargo de Diretor do Departamento Legal da municipalidade.
No segundo governo do Prefeito Miguel Vicente Cury, ocupou durante todo o mandato a Secretaria de Negócios Jurídicos.
Faleceu em Campinas em 30 de janeiro de 1970 e em sua homenagem foi agraciado com nome de Avenida pelo Decreto nº 3752 de 15 de dezembro de 1970.
Referências:
Centro de Memória da Unicamp: https://atom.cmu.unicamp.br/index.php/avenida-carlos-grimaldi
