Ir para o conteúdo.Ir para a navegação

Portal da Transparência
A+
A-
Acessibilidade
Acessibilidade
Busca no Memorial da Câmara
Navigation
  • H12
  • Rua José Paulino (antiga Rua das Flores)

Rua José Paulino (antiga Rua das Flores)

José Paulino Nogueira nasceu em Campinas em 13 de fevereiro de 1853, quinto dos doze filhos de Luiz Nogueira Ferraz e de Gertrudes Eufrosina de Almeida Nogueira, família tradicional, mas de poucos recursos.

Aos 12 anos começa a trabalhar como caixeiro na loja de Bento Quirino, Santos & Irmão, onde seis anos mais tarde, tornou-se sócio da empresa que passou a se chamar Santos, Irmão & Nogueira.

José Paulino2.png
José Paulino - Acervo da Câmara Municipal de Campinas
  

A casa comercial apelidada de “Sociedade Anônima de Interesse Geral” reunia os maiores políticos da cidade, onde José Paulino passou a participar de grandes campanhas como a propaganda da República e abolicionismo.

Elegeu-se vereador em Campinas para a legislatura de 1887 a 1890, com Júlio de Mesquita e Salvador Penteado.

Em março de 1889, com o primeiro ataque da epidemia de febre amarela, José Paulino foi uma das poucas autoridades que não abandonaram a cidade.

Assumiu o governo de Campinas, mobilizou sócios e clientes da loja e apelou na Capital, para que os amigos Campos Salles e Francisco Glicério arranjassem meios para que se concluíssem os serviços de canalização de água potável e de instalação da rede de esgotos.

Só assim a cidade se livraria dos poços e das fossas que facilitavam a reprodução do mosquito transmissor da enfermidade.

Em 1890 acontece outro surto de febre amarela e José Paulino conduz as obras de saneamento e a população em agradecimento juntou dinheiro para inaugurar uma placa na sede da loja para homenagear sua dedicação.

Junto aos irmãos Arthur e Sidrack, o cunhado Antônio Carlos da Silva Teles e o genro Paulo de Almeida Nogueira decidiram ir à Fazenda Funil, hoje na cidade de Cosmópolis, e inaugurar a primeira grande indústria de Campinas, a Usina Ester (Nome de sua filha mais velha)

 Após essa iniciativa, Paulino foi para São Paulo e se associou à firma Teles & Neto, de Santos, levando junto seu antigo patrão e sócio Bento Quirino dos Santos.

No ano de 1910, Paulino assumiu a presidência da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, cargo que ocupou até 1915, quando faleceu.

 Nome da cidade de Paulínia é em sua homenagem.

A então Rua das Flores mudou de nome para homenageá-lo.

Ata da Sessão de 01 e julho de 1889

Referências: 

https://www.saopauloinfoco.com.br/jose-paulino-nogueira-o-homem-que-combateu-a-febre-amarela/

https://horacampinas.com.br/jose-paulino/

http://pro-memoria-de-campinas-sp.blogspot.com/2007/07/personagem-jos-paulino-nogueira.html

https://moacyrcastro.com.br/jose-paulino-nogueira/

https://correio.rac.com.br/jose-paulino-comecou-a-trabalhar-cedo-1.1065053

http://paulinia.sp.gov.br/historia

https://atom.cmu.unicamp.br/uploads/r/centro-de-memoria-unicamp/a/d/c/adc41943e4871a2067346907a3f0ef3d40c4eba203f81aeb9b45f21d45ff42c9/161955a8-e735-46e1-b458-ba36ebb8b5bf-ANPV_01_02793.pdf