Retrospectiva 2020: em março, Câmara começou a fazer reuniões remotas por causa da pandemia e, com abertura da janela partidária, ocorrem mudanças de siglas entre parlamentares
No mês de março de 2020, a pandemia começou a recrudescer em todo o Brasil, o que levou a Câmara a realizar, no dia 23, a última reunião presencial do ano. A partir daquela data, todas as análises de projetos e votações passariam a ser realizadas em reuniões extraordinárias por sistema de deliberação remota.
Também naquele mês, foram aprovadas leis que buscavam minimizar a contaminação de corovavírus na cidade e as conseqüências da pandemia. Entre outras medidas, foi aprovado o uso do cartão NutrirCampinas para que as famílias vulneráveis beneficiadas pudessem usar o benefício também para comprar materiais de limpeza e higiene (além de comida), bem como a ampliação do benefício para que até 26 mil famílias por mês passassem receber o benefício. Outra lei aprovada neste mês, neste sentido, foi a obrigação de supermercados e postos de combustível terem álcool gel para assepsia de clientes.
Os parlamentares também cederam os 31 carros utilizados pelos gabinetes da CMC para serem utilizados pela secretaria de Saúde de Campinas. Antes disso tudo, porém, logo no início do mês, foi aberta a janela partidária e alguns parlamentares da Casa já trocaram de legenda. Os primeiros deles foram Rubens Gás e Campos Filho.
Veja abaixo alguns dos destaques do mês ou clique aqui para ver todo o mês de março. (para ver a retrospectiva de fevereiro, clique aqui).
Câmara institui Comissão para desenvolver ações de prevenção ao coronavírus
Janela partidária: Hossri troca Podemos pelo PSD e bancadas da Câmara voltam a mudar
Janela partidária: Rodrigo da Farmadic se filia ao DEM; é o quinto parlamentar a mudar de partido
Janela partidária: Aílton da Farmácia deixa o PSD, cuja bancada volta a ter três integrantes
Gustavo Petta pede informações sobre alimentação escolar durante a quarentena
Janela partidária: Aurélio Cláudio deixa o PMB, que fica sem bancada na Câmara, e se filia ao PDT, que passa a ter — por Dario de Barros Carvalho Junior
Contra o Coronavírus: Confira todas as propostas de vereadores e ações da Câmara
Janela partidária: Ailton Farmácia se filia ao PSB, que passa a ter sete integrantes na bancada
